rpgvale
1599924783602205
Loading...

Crise na Retropunk #DnC 37

A crise ataca novamente brothers, mas acalmem-se ela não está se alastrando para todo o meio rpgista… ( acredito que não ). Apesar de não r...

decisivo-e-crítico_ano2
A crise ataca novamente brothers, mas acalmem-se ela não está se alastrando para todo o meio rpgista… (acredito que não). Apesar de não representar um dano significativo ao mercado rpgista, infelizmente uma das produtoras indies de rpg mais expressivas da atualidade anunciou que suas vendas não andam como desejada e que isso significa uma alteração em seu calendário de lançamentos para este ano.
Estou falando da Retropunk, que havia iniciado a pré-venda do Espírito do Século. Parece que os resultados dessa fase do projeto são desanimadores, na verdade “podem levar o editor à depressão”  segundo o tweet publicado no perfil da editora.
Além dessas informações, a @retrupunkgd também revelou que não tem tido muito sucesso em outros projetos, como o Rastro de Cthulhu – possivelmente o carro chefe da editora, mas que em outra mensagem é diz não ter vendas satisfatórias.

Em conversas com alguns seguidores e inclusive com meu perfil @o_rpgista o editor Guilherme revelou sua indignação com blogs que cobram caro pela propaganda em seus veículos, mas não oferecem respaldo para bons resultados.  Realmente isso acontece muito na nossa blogosfera, um erro tremendo de bloggers que não sabem avaliar que seu valor de monetário, não condiz com o poder de comunicação de seu site. 
Entretanto, já discutimos aqui o fato das produtoras roleplayers não darem suporte o suficiente para a boa comunicação com o público rpgista. Eu mesmo como blogueiro mal recebo informativo sobre seus lançamentos – ponto para a Redbox nesse quesito.
retropunk game design
É lógico que temos o comprometimento com o público de levar as melhores notícias, mas são tantas coisas que não há possibilidade de monitorar tudo, pra isso há essa relação. Até jogos gigantescos de empresas como a Blizzardque teóricamente não necessitaria de divulgação – mantem todos veículos e blogs alimentados com informações quentes.
Também questionei algumas vezes a gestão de lançamentos dos títulos e construção de marcas nesse mercado, a Jambô é uma das únicas que tem rpgs consolidados na mente da garotada porque investe em Tormenta há anos.
O que estou dizendo é que não há apenas um motivo para isso tudo estar acontecendo… pode ser as estratégias de lançamento ou a comunicação com o devido público, talvez uma hora nada propícia ou por ser de um tema de pouca visibilidade entre jogadores. Definitivamente os blogs não seriam a salvação para a Retropunk e até gostaria que fosse… assim podem ter certeza de que nosso #rpgpower traria bons resultados para a empresa. 
Quer entender mais essa discussão? então viaje nos links de outros artigos que escrevi sobre nossos mercado.
E esses cenários rpgistas que não ficam? #DNC. 27 - http://bit.ly/uzUvNi 
Decisivo e Crítico #22 Vamos divulgar melhor nossos lançamentos, ok? - http://bit.ly/pTvUuz
RPG e brand, construindo um sistema duradouro #Dnc 32 - http://bit.ly/z2Ewur
Rpg 7311003684829554940
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos