Técnologia Vs Roteiro #Dnc 33

decisivo-e-crítico_ano2_thumb
Olá guerreiros, estamos de volta no Decisivo e crítico dessa semana e com uma ideia que vem assolando a minha mente: será que a tecnologia está ferrando os roteiros de cinema ou de rpg?
É, fui motivado sim, por um filme que eu esperava muito e me decepcionou extremamente. A gente quer passar o final de semana curtindo um bom filme aonde Vampiros e Lobisomens se digladiam até a morte e não foi isso que eu ví no último Anjos da noite – O despertar. (me recuso a falar mais desse filme)


Underworld_Awakening_Banner
Me parece que cada vez mais o pessoal investe em efeitos especiais, sangue e porrada adoidada, mas está esquecendo do que nos motiva a ver o filme, que são personagens bem construídos, enredos fechados adequadamente… desfechos inimagináveis e a “magia” que nem me arrisco a descrever.
Depois vão questionar porque a indústria de games ultrapassou a de Holywood, o storytelling é um fator determinante para a imersão e para a felicidade de quem quer se divertir em um mundo novo. 
Essa questão fica mais grave se pensarmos que muitos mestres de rpg podem estar levando isso para suas mesas… há aqueles que não desgrudam mais de seus notebooks, tablets, smartphones com roladores de dados e outros gadgets que facilitam os testes gerenciamento das fichas.
O problema é que podem estar esquecendo do mais básico, o roleplay, ele é o que importa, nada mais. Diversão acima de tudo, em grupo, de modo imprevisível – assim como nos filmes é o que esperamos encontrar em uma mesa de rpg.
Então se encontrar algum narrador geek relutando em desgrudar de seus aparatos tecnológicos, mande uma “lábia” e use seus “conhecimentos ocultos do roleplay”  e não deixe que sua aventura seja prejudicado por isso. Faça-o investir mais tempo em pesquisa, leitura e produção de um bom roteiro de rpg para a mesa – garanto que será bem melhor, mas em todo caso volte aqui para comentar sua experiência.
Share on Google Plus

About Ale Santos

Storyteller, escritor de SCIFI,  Dark Fantasy e Designer de Narrativas para Board Games.  Um dos autores da Storytellers Brand'nFiction.  Editor do premiado blog RPG Vale, conhecido como @O_RPGista 
    Blogger Comment
    Facebook Comment