rpgvale
1599924783602205
Loading...

RPG e brand, construindo um sistema duradouro #Dnc 32

Estou vido guerreiros, sobrevivi ao exílio tecnológico desde que meu notebook se desintegrou em uma conversa com o @Douglas_Feer e estou c...

decisivo-e-crítico_ano2_thumb

Estou vido guerreiros, sobrevivi ao exílio tecnológico desde que meu notebook se desintegrou em uma conversa com o @Douglas_Feer e estou com #rpgpower sobrando pra distribuir em novos posts, a começar por esse. Algo que já vinha discutindo há um tempo com a galera pelo twitter. A construção de marca e como isso vem sendo feito com os títulos de rpgs nacionais.

Nossas editoras lançam cerca de 3 a 5 grandes títulos por ano (há outras que lançam bem mais) , se por um lado isso é ótimo para aumentar a variedade dos títulos brasileiros de rpg, por outro isso não ajuda muito na fidelidade com o público que poderia gerar.

Em termos de Brand (a parte do marketing que estuda a criação de marcas e sua relação com o público)  é sabido que mesmo com um bom investimento, qualquer empresa leva bons anos para se consolidar na mente do seu público.

Na verdade há quem defenda que isso ocorre entre 7 e 10 anos… um tempo longo, mas que se for bem utilizado, te darão fiéis defensores.

Acredito que a falta de continuidade em nosso mercado é  dos fatores que mais prejudica a massificação do roleplay. Houve um tempo, que o 3d&t era febre nas escolas e nos grupos espalhados, impulsionado pela Dragão Brasil que ditava as tendências rpgistas da época.

Hoje o Tormenta pode ser considerado o maior cenário de rpg, porque é o único que se manteve até hoje com lançamentos, romances e várias ações que a Jambô investe para não deixa-lo no esquecimento – não estou dizendo que é o melhor, mas que sem dúvida é o que se mais sustenta hoje, por estar em uma editora de porte relativo ao mercado.

A mecânica não é diferente para games ou franquias maiores como o D&D, quando se planeja lança-los ou eles começam a ter uma ótima visibilidade, isso acarreta em produtos licenciados e variações mantendo a relação íntima com aqueles que curtiram ou viraram fãs. (Alguém falou no universo expandido do Star Wars?)

Mesmo sendo indie é possível conquistar um resultado bacana, o Brasil está carente de novos cenários massificados para mostrar a força de nossas publicações. A web é uma ótima ferramenta para ganhar afinidade e visibilidade com o seu projeto.  O segredo é acreditar, planejar, ter objetivos sólidos e trabalhar muito para conquista-los…

decisivo e crítico 8602845630143101238

Postar um comentário

Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos