rpgvale
1599924783602205
Loading...

O GURPS também é legal

Calma, o título que você está lendo não é impressão sua ou ilusão de ótica. Sim, esse texto está falando bem de GURPS . Não é raro qu...

gurps4_02


Calma, o título que você está lendo não é impressão sua ou ilusão de ótica. Sim, esse texto está falando bem de GURPS.

Não é raro quando você ouve daquele seu amigo que GURPS é “complicado demais’’, até que é “muito ruim”, ou “um lixo”. Mas de onde vem tanto ódio?

O sistema do Steve Jackson é sim, bem complexo e realista. O fato de se jogar com 3d6, de os personagens serem criados com pontos, de não haver nenhum cenário pré-definido… tudo isso exige que o sistema seja coerente, para que possa ser usado em qualquer campanha.

A questão mesmo é que graças à Regra de Ouro e ao bom senso do mestre, NUNCA se deve usar TUDO que o sistema oferece. Os livros do GURPS foram feitos para que qualquer mestre pudesse criar a ambientação que quisesse. Então, os livros dão as regras, mas você que vai saber quais usar, e se tiver alguma dúvida, o livro mesmo ajuda a decidir.

Exatamente por isso fiquei boquiaberto quando ouvi um conhecido dizer que GURPS desincentiva a criatividade por ser complexo. Muito pelo contrário, já que o livro não dá tudo de mão beijada, e você realmente não precisa usar a regra de cavar buracos no chão, só porque ela existe.

Por exemplo, comecei recentemente uma nova campanha no meu cenário próprio de Mitologia Japonesa. Na campanha anterior, tinha usado regras próprias, que deixavam a desejar em variedade. Decidi trocar o cenário pro GURPS, já que feudalismo oriental do meu cenário não funcionaria nos outros sistemas que eu gosto.

 Tudo coube perfeitamente. Adaptei algumas regras, aboli outras e voilá, o jogo funciona muito melhor agora. Só faltam mais alguns ajustes.

Além disso, para mestres que vivem mestrando RPGs bem diferentes uns dos outros (como eu), o GURPS é uma boa pedida. Assim não é necessário fazer os jogadores sofrerem com a aprendizagem de novos sistemas para cada ideia maluca que você tiver. Basta usá-lo.

Então é isso, esse sistema não é uma ideia pronta para ser jogada. Ele é uma ferramenta para você aprimorar e criar sua própria ideia. Apesar de ser tão completo a ponto de alguns brincarem dizendo que a vida imita GURPS, nada impede que você crie coisas absurdas e até mais irreais que o próprio 3D&T.

GURPS

Se tiver oportunidade e um bom Mestre, dê outra chance ao GURPS. Ele também é legal.
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos