Do Fundo do Baú #23 - Cowabunga!



Santa Tartaruga! Ta na mão mais uma boa lembrança dos saudosos anos 80, quem nunca ouviu falar na expressão Cowabunga? Tenho certeza que lembram sim, mesmo os mais novos conhecem o grupo de tartarugas comedoras de pizza, que além de serem adolescentes são ninjas e possuem nomes de artistas da era renascentista. Espero que tenham curtido a nova cara da coluna Do Fundo do Baú, que no episódio anterior falou de Fly, O Pequeno Guerreiro, mostrando uma imagem mais roleplay do assunto, e hoje não sera diferente, vamos falar das Tartarugas Ninjas, seus anos de sucesso, variação do enredo e ligação com o RPG.

Mas antes gostaria de advertir: Cuidado, derrubar produtos radioativos no esgoto pode gerar criaturas animalescamente mutadas com ampla fome de pizza. Em hipótese alguma faça isso, e se o fizer, coma antes sua pizza (hehe).




# Tartarugas Ninjas

Informações Técnicas

O título original das Tartarugas Ninjas é Teenage Mutant Ninja Turtle (TMNT), criado em 1984 por Kevin Eastman e Peter Laird que não escondem sua inspiração vinda de O Demolidor. Na época todas as editoras recusaram a ideia e os dois artistas meteram as caras lançando um quadrinho em preto e branco,  o sucesso foi tamanho que em 1987 as Tartarugas ganharam uma animação pela Murakami Wolf Swenson Film Prodution Inc, a animação foi outro grande sucesso tendo sua exibição até 1996. E no ano seguinte (1997), as Tartarugas mais bem humoradas do planeta ganham vida em um seriado (semelhante a um Tokusatsu), produzido pela Saban Entertainment. Claro que devido a todo esse sucesso, as Tartarugas Ninjas renderam outros produtos, tendo em sua lista 4 filmes, outra animação feita em 2003, vários títulos para vídeo games, e acreditem se quiserem, livros e suplementos para um RPG oficial (de mesa mesmo).  

História

O enredo que conta o surgimento das Tartarugas Ninjas possuem duas versões, mas basicamente o resultado foi o mesmo. A primeira versão (que é usada no quadrinho de 1984, nos filmes e na animação de 2003) conta que Splinter era o rato de estimação de um ninja chamado Hamato Yoshi, este viajou para Nova York, onde foi assassinado pelo seu inimigo Oroku Saki, também conhecido como Destruidor. Após o ocorrido o pequeno rato foi parar nos esgotos e acabou entrando em contato com quatro tartarugas que estavam banhadas com um substancia de origem duvidosa (essa versão faz uma paródia da história do surgimento de O Demolidor, diz que o mesmo material radioativo que criou o herói da Marvel foi parar nos esgotos transformando as tartarugas e o rato), e isto fez com que todos eles assumissem uma forma antropomórfica. Desde então Splinter acolheu as tartarugas como filhos e lhes ensinou tudo, incluindo a arte ninja (que aprendeu de tanto observar seu antigo dono, Yoshi) para um dia se vingarem do Destruidor
Já na segunda versão (usada na animação de 1987) Hamato Yoshi é incriminado por Oroku Saki (O Destruidor) e sem alternativas foge para Nova York, onde passa a vagar pelos esgotos e encontra as quatro tartarugas. Oroku Saki vai atras de Hamato Yoshi, e em uma tentativa de mata-lo, despeja um liquido radioativo nos esgotos, porem ele não é morto e acaba passando por uma mutação, transformando-se no Mestre Splinter, assim como as tartarugas, que assumem uma forma humanoide. E então o Mestre Splinter lhes ensina as artes marciais para um dia poderem se vingar do Destruidor


E o que o RPG tem com isso? 

É exatamente como eu disse no texto acima, as Tartarugas Ninjas ganharam seu próprio sistema de regras e cenário ambientado para que os roleplayers e mestres do mundo afora pudessem criar seus personagens mutados radioativamente, comedores de pizza, para aniquilar criminosos (ou não) e vivenciarem as dificuldades que é ser uma criatura anormal em uma sociedade assustada e quem sabe hostil a sua presença. Este RPG foi criado em 1985 pela Palladium Books com o título Teenage Mutant Ninjas Turtles & Others Strangeness, o sistema é uma versão modificada do Megaversal System (sistema de regras da própria Palladium Books) tendo recebido vários suplementos, em 2001 como a empresa não renovou a licença para continuar usando o nome Tartarugas Ninjas, foram intitulados com o nome de After Bomb RPG e estão disponíveis para venda até hoje no site da Palladium, quem tiver interesse é só clicar aqui.
Calma roleplayers, se vocês querem se transformar em uma Tartaruga Ninja mas usando um sistema mais familiar temos outra opção para vocês, a Editora Daemon disponibilizou uma adaptação para saciar essa sua fome por pizza, vocês podem acessar a lista completa de Netbooks disponíveis ou clicar AQUI.

E para finalizar essa viagem no tempo, vamos abrir o baú novamente para rever imagens incríveis das tartarugas-comedoras-de-pizza-ninjas-mutantes-cômicas-adolescentes que aposto, são Como Você Nunca Viu.

Abraços.
Share on Google Plus

About Elwe Razengor

    Blogger Comment
    Facebook Comment