rpgvale
1599924783602205
Loading...

D&D, AD&D, D&D de novo: o que esperar da 5o Edição?

Fala galera! Para os aficionados por Dungeons and Dragons, ou mesmo pelos fãs do nosso bom e velho Roleplaying Game em geral, o grande ass...

imageFala galera! Para os aficionados por Dungeons and Dragons, ou mesmo pelos fãs do nosso bom e velho Roleplaying Game em geral, o grande assunto desse mês foi a divulgação das intenções da Wizards of the Coast de desenvolver a 5º Edição do jogo, ainda sem datas definidas para lançamento. Segundo a empresa, o jogo “será diferente das outras edições, tendo o jogador um papel fundamental no desenvolvimento do sistema”.

Desde o lançamento da linha Essentials , com regras de personagens menos complexas se comparadas às do chamado core, essa linha veio com a intenção de angariar mais seguidores ao rebanho fiel de jogadores do sistema, se imaginava que uma nova edição do jogo estaria prestes a ser anunciada. E esses rumores ganharam ainda mais força quando uma figura que participou da organização da edição 3 do sistema, Monte Cook, voltou a integrar o time da Wizards.

Curiosamente, poucas semanas depois do anuncio da 5º edição, a Wizards divulgou uma nova notícia, agora sobre o relançamento de uma quantidade limitada do primeiro Dungeons & Dragons, que chegou a ser lançado no Brasil no final da década de 80 e início da década de 90. E isso me trouxe uma pergunta curiosa: dada a atual invasão de RPGs alternativos, muitos na linhagem “old – schooler” (como o brasileiro Old Dragon, que é muito bom, diga-se de passagem), e a resposta da Wizards de relançar o D&D original já não seriam indícios de como virá a próxima edição do jogo?
A resposta para essa pergunta nós saberemos apenas quando a edição for lançada, mas a notícia já trouxeram sentimentos diversos dentre os rpgistas. 
Alguns já declararam que não pretendem comprar o livro, outros já o vê com bons olhos. A grande crítica feita a edição atual diz respeito à “pirotecnia excessiva” na utilização dos poderes, além desta ser acusada de tornar o jogo um MMORPG de mesa. A vantagem principal dela (pelo menos as que eu notei) diz respeito ao balanceamento das classes, além da redução da quantidade de livros de pesquisa (eu odiava aquele monte de Completes da 3.0/3.5).

De qualquer forma, a 5º edição vem ai. Se será bem aceita ou não, se ela terá uma característica mais old – schooler ou não, ou se Monte Cook veio trazer a alegria dos fãs de combos mirabolantes, isso só saberemos daqui uns anos. Mas independentemente de como venha o sistema, uma coisa ele não pode deixar de fazer: divertir grupos de jogadores que trocam os domingos comuns por viagens cheias de aventuras. Que ele não perca jamais o poder de fazer os jogadores rirem, chorarem, se divertirem.
Até a próxima!!!
Rpg 6975808227301524977
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos