rpgvale
1599924783602205
Loading...

E esses cenários rpgistas que não ficam? #DnC 27

Olá brothers estamos na semana natalina, quando todo mundo sai pra fazer as compras atrasadas e se ferra nas lojas com aqueles vendedores t...

decisivo-e-crítico_ano1
Olá brothers estamos na semana natalina, quando todo mundo sai pra fazer as compras atrasadas e se ferra nas lojas com aqueles vendedores temporários sem noção ahaha. Isso quer dize que estamos praticamente fechando o ano e por isso acabei refletindo muita coisa que rolou no nosso mercado do RPG. Depois daquele papo co a galera do @rpgbrasilogr no último rpgcast, ví que são inúmeros os cenários lançados recentemente, mas que o Tormenta ainda é o mais épico de todos.
Tá certo que ele foi lançado em uma outra realidade, aonde a galera se informava realmente pelas revistas e não tinham tanta facilidade para divulgarem suas próprias publicações, mas memso hoje com o advento da web, poucos deles ganharam uma repercussão tão grande assim.
Acredito que um dos fatores que causa isso é porque a Jambô sustenta o cenário há anos, por ser uma editora de grande porte (frente ao nosso cenário)  percebeu desde o início que é mais vatajoso investir a longo prazo em uma marca do que deixar que várias outras se diluam por aí.
resenha-tormenta-rpg-004
Consolidar uma marca é questão de anos… muitos, as vezes 7 outras vezes 10 e isso (talvez) não vá de encontro com a realidade das editoras indies. Algumas estão lançando 4 ou 5 títulos no ano, e pretendem lançar mais ano que vem.  A variedade é ótima pro mercado, mas não ajuda muito no quesito popularidade.
Seria interessante ter algum desses rpgs que ganhassem mais materiasi de apoio, fossem divulgados e trabalhados para suprir essa carência.  Existem muitos gêneros que tem rpgs feras, mas cenários pouco explorados ainda.
O Old Dragon é o mais próximo do que a gente poderia chamar de um “cenário em expansão massiva”, mas ainda é cedo para dizermos que pegou assim. Ele é jovem e com potencial enorme. Conheço outros bem antigos que não tem tantos adeptos assim.
Minhas apostas estão voltadas para o Mega City que o copanheiro Gustavo Brauner está produzindo com a Jambô. Primeiro porque eles tem uma revista com influência bacana, além de terem essa visão de que o 3d&t pode ganhar novo fólego com essa empreitada. Acho que ve coisa boa por aí, mas e vocês… o que falta pra algum cenário explodir?
Sistemas 8003839880123284175
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos