rpgvale
1599924783602205
Loading...

Hobbitcon 2011 - Estive lá e digo como foi.

A Hobbitcon 2011 aconteceu neste domingo no bairro da Liberdade aqui em SP. E para quem não conhece, é um evento criado pelo Conselho ...




A Hobbitcon 2011 aconteceu neste domingo no bairro da Liberdade aqui em SP. E para quem não conhece, é um evento criado pelo Conselho Branco Sociedade Tolkien, grupo criado por fãs que tem o propósito de contribuir no desenvolvimento do hábito da leitura no Brasil, atuando através de ações sociais e culturais em parceria com outros grupos de estudo, iniciativa privada e governo. O Evento tem a intenção de reunir fãs e curiosos do universo Tolkiniano e, como fã entusiasta que sou, não podia deixar de ir, e claro trazer para vocês o que rolou por la.

De inicio devo dizer que o evento teve uma ótimo localização, o Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), localizado na rua São Joaquim, 381 do bairro da Liberdade, facilitando o acesso para todos que residem em São Paulo. Ao chegar no referido evento, notei que poucos foram, ao menos eu esperava um numero bem maior de fãs presentes, espero que nos próximos seja uma realidade.


Não havia muitos stands, entretanto os poucos que participaram trouxeram ótimos materiais, para todos os gostos claro, havia stands do Conselho Branco, com muito material não somente de Tolkien, como também do que podemos chamar de "pós" Tolkien; Ars Medieval também tinha uma mesa com itens interessantes; A Biblioteca de Gondor (livraria) trouxe alguns títulos épicos de fantasia, ótimos; Se você acha que só de Tolkien foi feito este evento se engana, o evento contou com parceiros de outros títulos, como o Conselho Jedi, que levou material para quem ama o universo de Star Wars, como também deu as caras o pessoal do Supernatural Brasil, onde você poderia encontrar desde miniaturas (cara eles tinham o  Impala lindão como todos o conhecemos, em miniatura claro), ate camisetas; O Conselho Steampunk também apresentou alguns livros para a galera, confesso que não os conhecia, mas achei muito interessante; Havia de tudo mesmo, o Twiligth Universe, marcou presença com seus posters, miniaturas, camisetas e todo material que faria as menininhas suspirarem; Na área dos Escritores Fantásticos encontrei alguns nomes de peso, não pelo sucesso que os mesmos fazem, mas sim pela qualidade do material que havia disponível; Ainda tinha a stand da Loja Nerd, com plaquinhas, botons e até abridor de garrafas; A Time Lord, a Denitoy, a Lórien Workshop, o Sindicato do Fã, e o Vode An.

No campo da alimentação, como estávamos embarcando em uma aventura pela Terra-Média, só havia um lugar para comermos, o Pônei Saltitante, com sua gastronomia hobbtit, além de lembas, bolos de mel de Beorn e demais iguarias.
Todos que visitaram o evento ganharam um pulseira, habito comum em todos os eventos, e como o Conselho Branco é conhecido pelo hábito de presentear, todas as pulseiras continham uma numeração, e rolou quatro sorteios onde os sortudos ganharam um super kit, cortesia dos organizadores, como também a galera que comprou a camiseta (ingresso Vip) participou de outros dois sorteios, e levaram o mesmo premio.



A maior surpresa do Hobbitcon 2011, e posso garantir que o ponto alto do evento, foi encontrado no auditório, eu infelizmente perdi algumas palestras, não consegui estar em dois lugares ao mesmo tempo (sorry), rolou uma conversa com Reinaldo José Lopes, onde discutiram a importância da tradução na obra do mestre, teve também a palestra do Paulo Cristeli, discutindo o tema "O Senhor dos Anéis" e a crítica à modernidade, alem de um papo muito legal com Mirane Campos Marques, falando de Tolkien e a fantasia.
"Nós colocamos em tudo o que fazemos o pensamento de tudo que amamos".
Mas tudo isso que rolou era apenas uma introdução para o que vinha pelo final, e onde eu fui mais surpreendido, e esta palestra acompanhei na integra, na verdade foi um grande presente, a palestra "Os Hobbits: a grandeza dos pequenos da Terra-Média" foi ministrada pelo nosso excelentíssimo Ministro do TST Ives Gandra Martins Filho, que revelou-se como grande fã entusiasta de Tolkien, e diga-se de passagem, uma das poucas mentes realmente inteligentes no poder de nosso país, o ministro nos mostrou a ligação da fantasia épica de Tolkien com o nosso dia-a-dia, fazendo ligação com os paradigmas que todos nós temos, e na opinião dele a mensagem por traz dos livros de Senhor dos Anéis é simples, em todos os contextos os livros trazem de forma clara a mensagem de "vitória da humildade". Por varias vezes, ele fez referencia a passagens dos livros para ilustrar nossos pensamentos com relação a situações do cotidiano, "O que faz as coisas terem grandeza?" ele nos fez essa pergunta, refletimos, e se analisar bem esta questão, cada um de nós encontrara uma resposta e ira proferi-la como se fosse uma tese de doutorado, entretanto, o senhor ministro nos traz uma passagem do livro que responde tal questão, de modo simples, e de forma linda, ele lembra quando a sociedade estava deixando a floresta de Lothórien, e Galadriel lhes oferece as capas de viagem, e os mesmos olham para elas maravilhados com tamanha beleza, curiosos para saber como foram confeccionadas perguntam para Galadriel o porque emanam tanto poder, e a mesma responde de forma amorosa: Nós colocamos em tudo o que fazemos o pensamento de tudo o que amamos. Veja bem, que resposta maravilhosa, que pensamento simples e complexo ao mesmo tempo, e como eu disse anteriormente, essa ligação que a obra de Tolkien possui com nosso cotidiano, pode retratar muitas das questões que fazemos. O ministro Ives, nos indicou muitos livros, mostrou a importância de conhece-los para podermos afiar nossas mentes para resolver questões complexas, e o mais legal desse papo, é que podemos encontrar tudo em livros de fantasia. Bom e se você acredita que nosso estimado ministro do TST é um guerreiro da humildade, pode ter certeza e veja por si só, ele também é colunista do Valinor, conheça o trabalho dele e apoie, ele faz por merecer.
O que mais posso dizer, acredito que compartilho do pensamento da grande maioria que compareceu no Hobbticon 2011, foi um evento legal, não foi grande, o Conselho Branco esta de parabéns, foram fiéis ao passar a mensagem da importância da literatura em nossas vidas, e só o fato da experiencia da palestra com o ministro Ives Gandra Martins Filho já ganhei o ano.



Terminando as palestras, quem permaneceu no auditório pode presenciar o Pocket Show "Into the West" com o César Patoulos (piano) e a adorável Regina Rios (voz), estes bardos entoaram canções temáticas de O Senhor dos Anéis, tenho certeza de ter visto um ou dois marmanjos emocionados com tais belas melodias. E para concluir o evento, rolou um desfile de fantasias, onde a galera que foi a carácter foram julgados nos quesitos melhor fantasia masculina, melhor fantasia feminina e melhor fantasia criativa, mas no final da historia todos os participantes saíram com um premio, ao melhor estilo Conselho Branco, todos são ganhadores.




Espero que tenham gostado da matéria, e quem não pode participar, espero que na próxima tenham o prazer de conhecer pessoalmente o evento, quem o organizou o fez de forma grandiosa, a tendencia é melhorar a cada edição.

Abraços.
Rpg 7155826598960540968
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos