rpgvale
1599924783602205
Loading...

A grande barreira para o crescimento do rpg #DnC 25

Olá roleplayers nossa coluna de críticas está de cara nova e chegando ao final da primeira temporada do “ Decisivo e crítico ” com um te...

decisivo-e-crítico_ano1

Olá roleplayers nossa coluna de críticas está de cara nova e chegando ao final da primeira temporada do “Decisivo e crítico” com um tema cabeludo. Vamos discutir aqui alguns problemas que enfrentamos para a disserminação do RPG no nosso país, preparem sua saliva para comentar e nos ajudar com alguma solução.

Educação, o nosso Dragão vermelho.
De cara, parece que já encontramos a nossa resposta não é? Educação… porque somos tão poucos roleplayers hoje em dia? É simples, porque temos o hábito de nos educar constantemente e o resto do Brasil não. Uma triste realidade nacional é que apenas 25% do país é completamente alfabetizado… [veja artigo no G1] e isso faz da maioria “analfabetos funcionais”.  Representando uma multidão de desinteressados por Hqs, romances e qualquer coisa que se enquadre em algum tipo de literatura.
O role playing game é um tipo de jogo que requer o mínimo apreço para o descobrimento através do conhecimento e isso significa muitas vezes passar pelos livros.
Na verdade, não diria apenas livros, pois as tecnologias mudaram as coisas, prém difícilmente uma pessoa que não tem paciência ou entendimento para ler uma revista impressa vai conseguir digerir um universo complexo como o de Tolkien dentro de qualquer tecnologia digital, como o Kindle.

O último dado de uma pesquisa sobre o tema foi apresentado em 2010 e mostrou que os jovens leem em média 4,7 livros por ano. [pesquisa completa aqui] Agora, podemos deixar essa situação mais precária… se pensarmos que a maioria desses livros foi lido apenas pelos 25% dos alfabetizados por completo, o que nos mostra uma triste realidade com relação ao nosso jogo de dados mágicos. A verdade é que temos que encarar os fatos e encontrar formas de utiliza-los a nosso favor.
Se por um lado fica difícil do RPG crescer enquanto a educação não ajudar, por outro o jogo pode crescer se for usado para fazer a educação avançar.
Afinal, quando estimulamos o lado lúdico das crianças, elas desenvolvem o gosto pelo aprendizado. Se quisemos, realmente, ajudar a todos, devemos mudar algumas abordagens, criando cenários e sistemas que possam ser utilizado por professores (não-nerds) em sala de aula. Temos tantas editoras indies por aí, mas não sei de alguma que tenha trabalhos voltados a educação em escolas – isso pode ser feito por qualquer grupo também.

No final do processo os rpgistas em potencial que seriam criados por esses sistemas absorveriam os outros rpgs lançados para o público mais fã do jogo. Como costumo dizer há espaço para todos. Mas e você, conhecem iniciativas que possam nos ajudar? Então solta  o verbo aí!
Rpg 5457224259970119227
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos