rpgvale
1599924783602205
Loading...

Do Fundo do Baú #04 - Rede Manchete, Jaspion.

É isso ai cambada de roleplayers, estamos de volta com mais um capítulo Do Fundo do Baú.   agora é oficial, marquem suas quartas-feir...






É isso ai cambada de roleplayers, estamos de volta com mais um capítulo Do Fundo do Baú.  agora é oficial, marquem suas quartas-feiras para viajar no tempo com esta nova coluna do RPGVale que tem como objetivo trazer coisas que vocês provavelmente já esqueceram, mas fez história no nosso passado.
E hoje iremos relembrar o universo maravilhoso dos Tokusatsus. É importante dizer que a Manchete não foi a pioneira nesta área, como nosso grande amigo Mr.GameDev me lembrou, os Tokusatsus apareceram pela primeira vez no Brasil com o lançamento de Spectreman na Rede Record no final dos anos 70, entretanto foi a Rede Manchete a maior responsável pelo seu grande sucesso, e nos trouxe uma lista de ótimos Tokusatsus, claro que irei falar de cada um em separado, afinal é mais do que merecido cada um ganhar atenção especial.
Então vamos começar a nossa aventura sobre Tokusatsus, mas antes deixe-me explicar melhor o que vem a ser um.

Tokusatsus

Tokusatsus é uma abreviação da expressão japonesa "tokushu satsuei", traduzida como "filme de efeitos especiais". Antigamente, o gênero englobava praticamente qualquer produção cinematográfica ou televisiva que se utilizasse de efeitos especiais. Atualmente, tornou-se sinônimo de filmes ou séries live-action de super-heróis produzidos no Japão, com bastante ênfase nos efeitos especiais, mesclando varias técnicas como pirotecnia, computação gráfica, modelismo, entre outras. Alguns exemplos de tokusatsu são a série de filmes do Godzilla e os seriados National Kid, Ultraman, Ultraseven, Spectreman, Jaspion, Changeman, Flashman, Jiraiya, Kamen Rider Black, Cybercops, Winspector e muitos outros.

Como surgiu os Tokusatsus?

Após o final da 2ª Guerra Mundial com a vitória dos Aliados em 1945, houve uma enorme expansão nacionalista iniciada pelos Estados Unidos, que aumentou consideravelmente a criação, divulgação e produção de heróis que exaltavam tal ideal, como Superman, Mulher Maravilha e Capitão América, entre outros. Acredita-se que o Japão, temendo que essa invasão de heróis ocidentes advindos da "nação da liberdade" (um manto sob o qual cobria-se os heróis norte-americanos) se alastrasse pelo seu território, resolveu iniciar os primeiros projetos de criação de seus próprios heróis.
As primeiras produções tokusatsu de que se tem notícia foram os longa-metragens do monstro Godzilla (produzidos pela Toho), que fizeram muito sucesso na década de 50. Em 1958, a Toei Company produzia o primeiro super-herói japonês da história: Gekko Kamen (traduzido como Máscara Luar). A partir de então, o gênero começa a abranger as séries televisivas e produções cinematográficas de super-heróis.
Nos anos 60, o gênero passa por uma grande "onda", desencadeada pelas novas tecnologias da época (principalmente pela televisão a cores), num período em que a produção de heróis aumentou consideravelmente e diversas produtoras engajavam-se na criação de novas e variadas produções. Em 1966, pelas mãos de Eiji Tsuburaya, surge Ultraman, herói que revolucionou o conceito do tokusatsu e desencadeou uma das maiores ondas produtivas, e iniciou o sucesso dos chamados Kyodai Heroes (heróis gigantes), que invadiram a TV japonesa até meados dos anos 70. Anos mais tarde, em 1971, a série Kamen Rider, do mangaká Shotaro Ishinomori, ganha uma adaptação para a televisão, tornando-se um dos maiores sucessos da época e também "abrindo" uma nova franquia que, de certa forma, mostrava-se como uma antítese ao "modelo gigante" dos heróis gigantes. Em 1975, estréia a série Himitsu Sentai Goranger: Esquadrão Secreto Goranger (diga-se de passagem, os primeiros Power Ranger da história), que abre uma nova vertente no tokusatsu: o gênero Super Sentai (então chamado simplesmente de "Sentai"), que também fez grande sucesso e tornou-se uma franquia independente. Ao longo do tempo, o gênero tokusatsu aumentou de forma considerável sua abrangência, atualmente contemplando não apenas as séries e filmes de super-heróis produzidas anualmente, mas também outras produções anteriormente não abrangidas (como as adaptações live-action de mangás ou animes, por exemplo).
Fonte: Wikipédia

Agora que já entenderam o que vem a ser um tokusatsu e sua origem, vamos lembrar de um grande sucesso  deste gênero, que com certeza fez história no Brasil, lembremos de Jaspion e claro do terrivel Satan Goss.




# 04 - Jaspion.

Informações Técnicas


O fantástico Jaspion, como nós o conhecemos aqui no Brasil foi lançado em 15 de março 1985, eu não era nem nascido cara, criado por Saburo Hatte e produzido pela a maginifica Toei Company, tendo como título original o nome de Kyoju Tokosu Jaspion, a série contou com 46 episódios e acho importante ressaltar algumas curiosidades do mundo de Jaspion, o nome veio do inglês Juspion que é uma junção das palavras Justice e Champion, tendo como adaptação fonética da língua portuguesa o nome de Jaspion. Embora Seiki Kurosaki fosse dublê do JAC, ele jamais vestiu a armadura do Jaspion, esta informação foi fornecida pelo próprio ator em 2001, época que ele cedeu entrevista a revista brasileira Herói.

História

No planeta Edin, uma estrela a muitos anos-luz da Terra, o profeta Edin encontra um garoto humano que sobreviveu à queda de uma nave espacial no planeta, acidente no qual seus pais morreram. Crente nas profecia da Bíblia Galáctica, a qual preceituava que um guerreiro celestial salvaria a galáxia e o universo das forças do mal, Edin crê ser este o garoto predestinado a se tornar o lendário guerreiro. Ele adota o menino e o cria sozinho, dando-lhe o nome de Jaspion, na esperança de que, algum dia, o garoto venha a combater as ameaças do temível Satan Goss, do Império dos Monstros. Anos mais tarde, já adolescente, Jaspion aprende sobre seu destino, e aceita de seu "pai" os equipamentos que seu mentor construiu para auxiliá-lo. Entre os artefatos, estão a Armadura Metaltex, feita do metal mais resistente do universo; a andróide Anri, que passa a ser sua companheira na jornada, e a nave espacial Daileon, que tem o poder de transformar-se em um poderoso robô gigante. Sua missão é encontrar os pedaços da Bíblia Galáctica (que havia se espalhado pelo Universo após o planeta ancestral de Edin ter sido destruído por um cometa) e destruir o império de Satan Goss.
Após algumas aventuras em planetas desconhecidos (num deles tendo resgatado a alienígena Miya, que é adotada e passa a acompanhar ambos), Jaspion e Anri chegam à Terra, alvo do maligno Satan Goss e seu filho MacGaren, que torna-se o rival do herói. Aqui, ganham novos aliados, como Boomerman (Boomerang, no original), o professor Nambara, e seus filhos, Kanoko e Kenta.

E claro que temos que falar também do Daileon, a nave-mãe de Jaspion onde também fica guardado os outros veículos do herói, que quando necessário, assume a forma de robô para enfrentar os monstros de Satan Goss (e o próprio, em alguns episódios). Os ataques mais frequentes são "Punch Daileon", "Daileon Kick", "Libertar Raio Cósmico" e "Britador Atômico" (Atomic Crusher), batizado de Golpe Daileon, que geralmente é o golpe fatal. Mas um dia o monstro Dorima (ep. 17) resistiu a este ataque e Jaspion foi obrigado a usar o "Daileon Laser", a medida extrema, que desintegrou o monstro. O nome completo do robô era Chou Wakusei Sentou Hokan Daileon (Super Nave-Mãe de Combate Interplanetário Daileon, no Brasil mais conhecido pela consagrada tradução Gigante Guerreiro Daileon).

Fonte: Wikipédia


Acompanhe desde o começo tudo o que rolou na Rede Manchete:

Do Fundo do Baú #01 - Rede Manchete, Cavaleiros do Zodíacos.
Do Fundo do Baú #02 - Rede Manchete, Yu Yu Hakusho.
Do Fundo do Baú #03 - Rede Manchete, Shurato.


Muito bom poder relembrar de Jaspion, clássico dos clássicos, espero que tenham gostado, lembrando que ainda temos muita coisa para relembrar, afinal de contas a Rede Manchete nos trouxe muita coisa boa, então aguardem, quarta-feira que vem tem mais, e desta vez não irei fazer spoiler do que virá em breve (hehe). Deixem seu comentário, sua opinião sempre agrega algo importante sobre o conteúdo desta matéria.


Abraços.


Anime 4306326931530560330
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos