rpgvale
1599924783602205
Loading...

Desvendando #GURPS

Olá meus queridos RPGistas! Trago hoje para vocês, meu grande amor, o sistema GURPS , pois quero desmistificar todos os preconceitos s...



Olá meus queridos RPGistas!
Trago hoje para vocês, meu grande amor, o sistema GURPS, pois quero desmistificar todos os preconceitos sobre a sigla Generic Universal Role Playing System. Um sistema de RPG completo, perfeito para você criar toda e qualquer aventura.

Gurps foi o primeiro sistema de RPG lançado no Brasil há 19 anos atrás, e é considerado por muitos especialistas como o RPG mais completo já criado até hoje, então, mais respeito fetos de kobold.

Primeiramente, esse sistema segue a lógica básica de todo RPG, diferencia-se por que a maioria dos títulos de RPG supõem um cenário predeterminado, que situa a aventura em um mundo descrito no Módulo Básico de cada sistema, e GURPS não é dessa forma, somente com seu MB você pode ambientar sua aventura tanto na época medieval quanto numa saga no universo cyberpunk.

E devido à quantidade de regras para tornar possível sua maleabilidade, e por esse motivo alguns jogadores iniciantes tendem a brincar que para cuspir, você teria de fazer um teste para acertar o chão (hahahahaha), mas não funciona bem assim, cada grupo tem sua regra de ouro, podendo deixar a jogabilidade muito complexa, mas também permitindo que você use somente as regras básicas,  ou seja, vai utilizar o necessário e a partir do nível de dificuldade que achar interessante, ignorar certas regras e até mesmo criar outras, pois isso também é possível, as regras são apenas sugestões.

E para aqueles que preferem o role play (interpretação) o GURPS é ideal, pois na construção da ficha do personagem você já terá uma prévia do comportamento, você gastará sua pontuação em Vantagens e Desvantagens/Peculiaridades, que podem ser Sociais, Físicas ou Mentais, sendo assim, influindo diretamente na interação do seu personagem com o meio.
Por incrível que pareça, a configuração do sistema é bem simples: para se começar a jogar é necessário criar uma ficha. Nela estarão todas as informações físicas e psicológicas da personagem. A primeira parte, é relacionada a aparência, criação do visual do personagem, por exemplo, cor do cabelo, olhos, altura e outros detalhes.
Agora as outras quatro partes relacionadas ao sistema: Atributos, Vantagens, Desvantagens e perícias, envolvem o gasto da pontuação.
-Os atributos são as características físicas, sociais e mentais do personagem. ST (Força) DX ( Destreza) IQ (inteligência) HT ( saúde) que vão influenciar no futuro do seu personagem, pois os níveis de habilidades de suas perícias são medidas conforme o seu respectivo atributo.
Por exemplo, a Magia usa o IQ do personagem, logo, quanto mais IQ você tiver melhor para comprar as magias e ter um nível de habilidade alto.


Assim como um guerreiro que necessita de Destreza para manusear suas armas, quanto mais DX tiver, melhor para gastar os pontos nas perícias físicas que dependem de destreza, como espada longa, ou escudo.

Mas uma das partes mais interessantes, como já dito são as vantagens e desvantagens, “pois são inúmeras e até inventáveis!!”, que tornam seu personagem tão unicamente singular no contexto interpretativo! São exemplos de vantagens: riqueza, aparência, aliados, percepção aguçada, velocidade física e muitas outras. Já as desvantagens deixam o personagem imperfeito, como todo ser humano. São exemplos: hábitos detestáveis, fobias, timidez, amnésia e muitas outras.
Agora, a  parte considerada mais complicadinha são as perícias, porem, nada como um pouco de prática!
Podemos resumir em uma lista que expõe todas as áreas de conhecimento e estudo.
As perícias são divididas em Físicas (baseadas em DX, HT  e  Sociais/mentais ( baseadas em IQ)

Ou seja people, nada mais são que a especialização do personagem em certo campo.
Um Bardo por exemplo, poderá ter várias perícias musicais ( Violão, flauta, trompete etc..). Um guerreiro terá perícias de combate e uso de armamento. Um ferreiro terá perícias relacionadas a construção de armaduras e armas.

E assim, para os amantes e futuros amantes desse gracioso sistema, a Devir lançou esse ano os livros Modulo Básico de GURPS quarta edição, Oh Yeah!
E MAIS, voltado aos mestres e jogadores mais avançados lançaram também o GURPS Campanhas. E também ouvi sussurros pela internet que a Devir teria comprado os direitos da linha inteira (Muhahaha, se for verdade, farei muito escândalo por aqui ...)

Com isso, minha Horda de Zumbis Gurpsianos está de volta!
Jogue se tu curte como eu, e está cansando de não ter liberdade total na hora da criação do personagem .
SIM, GURPS não tem limites! Você pode fazer desde o guerreiro básico até um gigante arqueiro arcano, já imaginou o tamanho da flecha!!
 Mas claro que o mestre tem que concordar  né o bando de #OVERPOWER.

Eae, começou agora a amar muito tudo isso, twita com a gente!
#GURPS

Sistemas 848757901235148143
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos