rpgvale
1599924783602205
Loading...

Decisivo e crítico #24 Os Pdfs rgistas estão a solta

Sem dúvida, os novos rpgistas estão se deparando aí com um fato, que está marcando essa transição para o novo mercado de rpg nacional: A v...

decisivo-e-crítico
Sem dúvida, os novos rpgistas estão se deparando aí com um fato, que está marcando essa transição para o novo mercado de rpg nacional: A venda de títulos de PDfs, o que também tem mudado a visão de muito jogador old, mas será que esse formato realmente é o mais ideal para isso?
Bem, não existe dúvida da necessidade de comercializar livros digitais, a gente já comentou sobre o crescimento desse tipo de negócios (aqui) e como editoras grandes estão ganhando boas peças de ouro com isso. Já, não sei dizer qual das editoras do nosso mercado começaram com os Pdfs, mas é notório que a Redbox foi a que ganhou mais visibilidade com isso, até consegue revender uns títulos da Jambô na sua loja.
Então começou aquela bolha e até um renascimento de revistas como a Mitos & Masmorras e também a RPG Magazine.
Mas realmente esse formato não inibe em nada a pirataria, uma vez o Del Debbio me disse que é por isso que ele não publica nada da Daemon assim, e está certo isso, para mim. Já comprei alguns desses livros digitais e posso garantir que nada me ipede de repassar ao grupo, um email em todas as páginas pode ser fácilmente resolvido por algum programa de edição ou mesmo sem precisar retira-lo não faz muita diferença. Sei lá, também, se a preocupação com a pirataria é a principal atualmente, acho que o pessoal quer se inserir no mercado e depois ir evoluindo gradativamente.
rpg-pdf
Me lembro que no meio dessa discussão toda surgiu uma tal “Revistaria Digital” ela tinha um formato diferente, que só poderia ser lido em um programa disponibilizado por ela – é método que editoras como a Abril usam para suas publicações.  Essa aí lançou um rpg chamado Era perdida, que era bem promissor, mas não sei bem se deu muito certo, afinal a tal editou entrou em uma era mais perdida do que o próprio rpg dela – desde junho não publica nada em teu site e em lugar algum (que eu saiba).
Livros 2555382294139126596
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos