rpgvale
1599924783602205
Loading...

RPG FINALMENTE ACEITO NA EDUCAÇÃO

Bom, pelo menos esta é a noticia que todos nós, que amamos o bom e velho RPG um dia esperamos ouvir. Pode parecer uma utopia imagi...



Bom, pelo menos esta é a noticia que todos nós, que amamos o bom e velho RPG um dia esperamos ouvir. Pode parecer uma utopia imaginar um mundo onde o RPG é empregado como ferramenta fundamental para a educação e colaboração ao crescimento da cultura. Mas como esta utopia aconteceria? Talvez eu esteja falando abobrinhas, entretanto ao olhar para o cenário do ensino publico brasileiro, vejo tamanho caos que nem mesmo sei como ainda existe estas instituições, e o grande problema do ensino brasileiro é que não há como apontar o que gera tudo isto. As instituições de ensino não possuem material qualificado para fornecer conteúdo descente as nossas crianças, recordo-me que quando sai do fundamental para o médio, a escola pegava os livros de volta para utilizar com as proxmas gerações. Aqueles que possuem a obrigação profissional de educar estas mesmas crianças, os professores, recebem um salário irrisório e quando digo que é obrigação, peso pelo papél fundamental que os mesmo possuem na formação das futuras mentes que herdaram o pais. Mas não para por ai, adcionada a esta situação que já é adversa, ainda contamos com um grande numero de alunos (crianças) , que já são influenciadas pelas Mídias, e fogem, diga-se de passagem,  e muito do conceito de bons cidadãos.





Claro que nem tudo é caos, há sempre uma fagulha de comprometimento e esforços humanos tentando mudar este cenário, mas como sempre, há pouca colaboração do governo, e também tem o fato da não educação á cidadania trabalhada em casa.
Vamos refletir, afinal nós rpgistas estamos acostumados a lidar com situações complexas em todas as partidas, mas nos juntamos como um grupo e resolvemos o problema, e porque não fazermos o mesmo na educação, o RPG é uma ótima ferramenta, já podemos ver casos distintos de profissionais implantando-o para melhoria do ensino, hoje mesmo recebemos mais uma noticia deste assunto, o blog Dragões do Sol Negro publicou no dia 20/12/2010, uma matéria do Prof. Mest. Matheus Vieira, onde o mesmo nos conta sua experiência ao ensinar RPG á crianças da 7ª série de uma escola pública, acesse aqui o link com a matéria completa.
Devemos prestigiar o trabalho dele, e ter em nossas mentes que nada muda da noite para o dia, mas se trabalharmos com empenho, juntos, podemos fazer diferença, e com certeza todo o esforço, tempo e dinheiro empregados serão recompensados, ninguem será aclamado como um deus, ou recebera o premio nóbel da educação, mas com toda  a certeza, estaremos moldando um país melhor para nossos filhos e as futuras gerações que viram.




Baseando-se nos fatos, podemos analisar melhor toda a situação e afirmar, não é nenhuma utopia hollywodiana ver a melhoria do ensino brasileiro com o RPG, não é algo que só poderia acontecer em um filme de Spielberg, é tão provável que aconteça quanto sabermos que o sol nascerá amanha. Vamos lá pessoal, o Brasil é um país que esta em foco mundial, o que acontece de ruim ou bom, é mencionado em tudo que é canto deste planeta.
De forma alguma devemos entregar nossas planilhas e encerrar esta sessão, vamos juntar todo o nosso grupo nessa taverna imensa que é a internet, clamar por encantamentos divinos em nossas mentes, preparar as armaduras pesadas para a batalha, vamos brandir nossos machados e espadas e degolar esta alusão, mirar nossas flechas contra o desrespeito, e lançar magias de cidadania.

RPG é cultura que promove a educação.



Rpg 3445088853538988771
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos