rpgvale
1599924783602205
Loading...

A propaganda invadindo os jogos, mas e o RPG entra nessa?

Olha só nerds, roleplayers e todos os que “não tem vida”… já repararam que a cada dia mais propagandas invadem os MMORPG s e outras plataf...

advergame_nacional

Olha só nerds, roleplayers e todos os que “não tem vida”… já repararam que a cada dia mais propagandas invadem os MMORPGs e outras plataformas de aplicativos sociais como as do Facebook, não é? Não sei se todos sabem, mas a indústria dos games é a que mais cresce no mundo todo e anda arrecadando uma quantia de gold suficiente pra comprar qualquer servidor.

Alguns profissionais do ramo defendem que os Advergames (ou jogos publicitários) são o filão do mercado de desenvolvimento nacional. Aliás temos dezenas de produtoras bacanas por aí como a Webcore Games, Hive Digital e tantas outras que apareceram no Brasil Game Show, reafirmando esta ideia do potencial dos joguinhos. Muitas dessas empresas surgiram com a intenção de produzir jogos pra marcas como Coca Cola e Globo e desenvolvem outros games ocasionalmente.

O site "Comunicavale” que é focado em estratégias de comunicação, tem uns dados bem bacanas sobre isso, segundo ele, somos o quarto maior país no mundo em questão de jogadores.  35 milhões de usuários não é pouca coisa não.

Só em 2010 no mundo todo foram investidos US$ 58,2 bilhões nesse lance. Em relação ao que o Wow ganha isos é muito pouco, mas é uma quantia extraordinária pra qualquer empresa nacional que pretende pegar sua parte disso.

Quem joga Ragnarok consegue perceber várias ações patrocinadas como itens (Chapéu da Babaloo) e quests exclusivas (como a do Axe Chocolate), no World of wacraft isso está presente em pequena escala, porque o jogo é pago e eles conseguem se sustentar sem ajuda dessa verba, mas acontecem quando empresas pagam fortunas, se liguem nessa ação bem bacana.

“Entre os games preferidos dos internautas estão os jogos casuais, ou seja, aqueles com regras simples e fáceis de jogar” – isso explica a estratégia que foi aplicada no D&D Heroes of Neverwinter pra Facebook. As empresas como Wizzards estão de olho nesse filão, não tem como escapar. Quando a gente aparece em eventos de internet, comunicação e social media vemos todos aqueles gráficos sobre indústria nacional de jogos e me reviro na platéia ao ver que nosso Roleplay nem entra nessa conta. Isso e faz acreditar que o mercado de jogos rpgistas se desenvolve em uma realidade a parte e fechada do mundo lá fora, mas posso estar errado, não é? – espero que sim!

Quer entender mais, então passa no Comunicavale e confere o artigo inteiro lá http://www.comunicavale.com.br/2011/08/25/mercado-publicitario-aposta-nos-games-como-estrategia-de-exposicao-das-marcas/

MMO 2169099009017224695

Postar um comentário

Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos