rpgvale
1599924783602205
Loading...

Brasil Game Show - Dia #01 Palestra com Paulo Zaffari

Hey, hey, hey! O maior evento de games da América Latina, o Brasil Game Show , começou hoje, dia 05 de outubro e eu estava lá c...


Hey, hey, hey!

O maior evento de games da América Latina, o Brasil Game Show, começou hoje, dia 05 de outubro e eu estava lá cobrindo tudo para a RPG Vale. Quer saber mais sobre esse evento? Vem comigo!

O evento tá rolando no maior centro de convenções daqui do Rio de Janeiro, que tem um espaço bem bacana. Quase nem pude sentir o calor demoníaco que faz aqui nessa cidade e - acreditem - isso é muito raro em algum evento por aqui.

Paulo Zaffari
Como estudante de Game Design, não poderia deixar de começar o dia encarando uma palestra (que por algum motivo eles chamaram de "tutorial") de 2 horas sobre a CryEngine, ministrada pelo Paulo Zaffari, da Crytek. Pra quem não conhece o cara, o último trabalho dele foi no jogo Crysis 2. Infelizmente, isso me fez perder a palestra com o Jere Erkko sobre o fenomenal jogo Angry Birds.

Não há muito do que falar sobre as palestras. Apesar de parecerem uma coisa meio "geral", elas são dirigidas a um determinado público alvo e - na minha opinião - poderiam não atrair outras pessoas. Por exemplo, você pode amar games, mas isso não significa que você queira ver alguém falar por 2 horas sobre uma Engine, ou Modelagem 3D ou até mesmo sobre o
Angry Birds. Jogar é diferente de estudar e, até agora, as palestras parecem mais voltadas a profissionais do mercado (e jornalistas) do que a um público amplo que goste de games. Mas não há nada de errado nisso, é claro.



A Organização das Palestras
O que nos leva a um problema: a organização. 

As palestras acontecem ao mesmo tempo em três salas, chamadas AZUL, LARANJA  e VERDE. Claro, são muitas atrações e tinha mesmo que dividir, mas eu saí com a impressão de que podia ter sido mais bem organizado. Ainda assim, a organização foi um problema.

Vejam bem, está muito longe de mim achar que sou um jornalista com conhecimento suficiente pra criticar o "maior evento de games da america latina", mas, eu saí meio engasgado com algumas coisas.

Confesso que a primeira coisa que eu pensei foi: "Yay! Olha quanta gente organizando tudo! Vai ser um exemplo de evento e muito bem organizado!!!"......... Mas não. Poxa, tínhamos várias pessoas com umas camisas no estilo "Posso Ajudar?" (ou algo assim), mas eles pareciam ter sido catados na rua na hora e sem nenhum treinamento! Imaginem a minha cara ao ouvir um deles responder um singelo "Olha, eu não sei..." quando eu perguntei onde ficava uma das salas.

Falando em salas, não havia (ou eu não vi, né....) nenhum tipo de controle óbvio sobre quem entrava ou saía das chamadas "salas de conferência" e isso me espantou. Deveriam haver algumas centenas de pessoas ali (embora não parecesse estar tão cheio) e eu esperava uma estrutura de organização melhor. 

Mas vamos lá, foi apenas o primeiro dia e é normal esse tipo de coisa acontecer, certo?
As Atrações
A verdade é que foi um dia "fraco". Não foi ruim, mas foi fraco. O público presente nem de perto representa o público "real", que será visto a partir de sexta feira (dia 7), que é quando começa a feira de verdade com jogos, (mais) palestras, brindes, etc etc etc. E, ei! Sexta feita o Yoshinori Ono (sim, da Capcom) estará lá falando de Street Fighter... e dizem que vai ser possível jogar SF contra ele!
Finalizando...
Bom, o meu dia foi meio corrido e não pude ficar até o final do evento. Também não tenho certeza se conseguiria escrever sobre cada palestra, por isso, procurei me focar no evento como um todo e minhas primeiras impressões sobre ele. Mas eu saí satisfeito e não vi nenhum graaaande problema nesse primeiro dia. A organização fraca deixou a desejar, mas não foi nada que abalasse o evento e ofuscasse os palestrantes. 

Tenho grandes expectativas para os próximos dias e espero conseguir ir em todos até domingo (não olhem assim pra mim! to conciliando trabalho + semana de provas + BGS!). Então.. nos vemos amanhã se eu estiver por lá, okay?

Cheers!
Notícias 6533810686933694587
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos