rpgvale
1599924783602205
Loading...

Mídia X RPG = Sedentarismo X Educação

"A principal meta da educação, é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que as outras gera...




"A principal meta da educação, é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que as outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo o que a elas se propõe."
 (Jean Piaget)






Caros amigos RPGistas, todos sabemos que hora ou outra surge uma noticia na Mídia difamando nosso tão querido Hobby, o RPG. Por muito tempo foi citado o termo de que RPG é um jogo satânico, ou que tal jogo exercia uma influencia sobre a mente do jogador levando o mesmo a cometer crimes.
É claro que o que a Mídia expõe torna-se discussão em varias redes, e mais obvio ainda é que a Mídia tem o poder de controlar as informações que serão divulgadas. Mas a noticia em si, são apenas palavras escritas e as pessoas deveriam saber distinguir, ponderar o que é certo e errado, e é justamente nesse ponto que queria chegar.


Porque vemos noticias negativas sobre o RPG e seus jogadores, uma vez que pra cada noticia negativa existe pelo menos 100 noticias positivas, "RPG esta sendo utilizado na melhoria da Educação", ou "ONG utiliza RPG para incentivar crianças a gostar de literatura". Quem acompanha as noticias que surgem nos vários meios de comunicação sobre RPG sabe que é a pura verdade, há matérias no Terra, no CorreioForense, no OGlobo entre outros. Então qual motivo da Mídia criar esta imagem negativa do nosso querido Roleplay, uma vez que quem joga torna-se um leitor compulsivo por livros, seja de RPG ou romances épicos a la mestre Tolkien, explora a criatividade, torna-se uma pessoa pensante, passa a criticar e formar suas próprias ideias do que acontece ao seu redor... Opa, parece que estamos entendendo o que acontece, uma vez que RPG é utilizado para Educação e estimula as pessoas a pensarem, seria desastroso para qualquer Mídia perder sua "platéia de zumbis" que ficam horas sem fim na frente de uma televisão sem absorver qualquer conteúdo proveitoso, talvez vocês meus caros leitores, possuem a mesma linha de pensamento que eu, e se perguntam constantemente se demais programas/novelas que passam conteúdo improprio, inclusive cenas com teor sexual, podem ser melhor que uma saudável partida de RPG.










Dados do nosso blog RPGVale, demonstram que entre nossa gama de leitores, a esmagadora maioria é composta por pessoas com ensino superior, acredito que seja melhor expressarmos no termo, "pessoas com intelecto", pessoas criticas que opinam no que leem, assistam e escutam, e é importante conhecer algo para poder criticar. Vamos fazer a analogia da Dona de Casa que vai ai mercado, ela procura pelo alimento que esteja em melhor estado para levar a sua casa, e então servir uma boa refeição aos seus parentes! E porque com a informação seria diferente? Pode fazer tanto mal quanto uma comida estragada, pensem.
É comum ver pessoas dizendo que "se tal pessoa disse que aquilo é ruim, então é porque realmente é ruim", e com isto as pessoas estão deixando de pensar por si mesmas, e nem ao menos percebem.

Penso em uma sociedade em que as pessoas pensem por si só, e não em um mundo onde todos seguem o modismo que veem por ai. Analisar um determinado assunto e apenas dizer: sim, isto realmente é ruim, ou não, definitivamente estão falando o que não sabem. Não possuo preconceito algum com a Mídia, a vejo como ferramenta fundamental para a sociedade, vivemos em um mundo onde a informação tornou-se moeda, e dai a importância de todos saberem o devido valor das informações que recebem. Realmente me entristece ver manchetes difamando o RPG, e nosso papel como Rpgistas, é informar quem não conhece este Hobby quais são os benefícios que trazem para todos.




Então, desde já deixo claro que estou aqui para apoiar qualquer movimento que esclareça os fins do RPG, se você utiliza o RPG como fonte de Educação, possui ou trabalha em alguma ONG que aborda o tema, ou esta sempre pronto para discutir sobre o tema, contate-me via Twitter @Elwe_Razengor que irei ler suas informações e daremos uma resposta as criticas contra o RPG.







Rpg 3046957199143577485
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos