rpgvale
1599924783602205
Loading...

O ponto de vista narrativo no RPG

Você tem uma ideia, um personagem… um universo e ainda se esbarra nas dificuldades de transmiti-lo para seu grupo. Muitas vezes isso acont...

The_Storyteller_by_vacuumslayer_post

Você tem uma ideia, um personagem… um universo e ainda se esbarra nas dificuldades de transmiti-lo para seu grupo. Muitas vezes isso acontece porque coloca seus jogadores em uma perspectiva, que não favorece tanto, receber as informações da aventura. Essa perspectiva é o que chamamos de ponto de vista narrativo, vamos entender um pouco mais e saber como aplica-la nos nossos roteiros rpgistas.
O Ponto de vista narrativo é exatamente a posição do narrador dentro da sua história, ou seja, de onde você estará contando sua história. A escolha do modo em que você vai narrar sua aventura pode ser crucial para o engajamento do seu grupo nela.  Assim como um livro, a alteração constante desse ponto de vista pode tornar a seção muito chata e massante, sem ritmo de jogo. Temos (basicamente) dois pontos de vistas mais utilizados, Narrador-Observador e Narrador-Personagem. Vamos explorar um pouco suas características.

Storyteller_by_Lienwyn_post
Narrador-Observador
Nesse ponto de vista, geralmente você descreve as ações na terceira pessoa, pois tem sempre uma visão externa dos acontecimentos. Esse é o modo natural de um mestre narrar sua aventura.  No caso o mestre é considerado um “Narrador-Observador Onisciente”, que é quando o narrador tem total conhecimento dos fatos. Em um livro, por exemplo, isso poderia acontecer quando a história contada já foi vivida pelo narrador e ele vai revelando coisas que descobriu posteriormente a ela.
Quando este narrador não tem esse conhecimento profundo sobre os elementos da história ele é conhecido como “Narrador-Observador Câmera”.

8082496_m
Narrador-Personagem
Esse é fácil, principalmente para nós RPGistas, pois o narrador-personagem está dentro da aventura, vivendo ela com os outros. Particularmente esse tipo de narrativa é interessante em cenas de ação, lutas e coisas do gênero.  Como não se tem ciência de todos elementos presentes na cena, isso causa uma certa expectativa no grupo. Esse modo de narrativa é conhecido como Narrador-Personagem Protagonista”, mas quando esse personagem não é o principal, mas narra os fatos de um ponto de vista próximo ao protagonista ele é considerado um “Narrador-Personagem Testemunha”. Sua narrativa é um pouco mais limitada (em relação soa fatos) quanto o protagonista, mas é essencial pra criar um drama. 
Uma dica é utilizar esse último, quando você está narrando uma adaptação, assim poderia criar um NPC que fosse próximo ao protagonista.
Ainda tem um outro ponto de vista que é aquele quando o narrador faz uma ênfase ou citação aleatória. Esse é o narrador “neutro”, poderíamos chamar também de “off-topic”.
Dentro de uma aventura você pode encontrar vários narradores, vai depender do momento, da cena, da ação e principalmente da sua escolha. Aproveite bem e até a próxima aventura.
Rpg 8926040367192129391
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos