rpgvale
1599924783602205
Loading...

Entrevista com o pessoal do D30 RPG

Hei pessoal! Muitas pessoas do meio do RPG promovem eventos que buscam atrair novos jogadores e fazer os existentes se encontrarem para ...



Hei pessoal!

Muitas pessoas do meio do RPG promovem eventos que buscam atrair novos jogadores e fazer os existentes se encontrarem para conversar,se divertir e é claro jogar uma boa partida de rpg.E existe uma equipe que tem se mostrado fera nisso , buscando apoiar muitos rpg's nacionais e proporcionado um evento de rpg na cidade Brasilia que recentemente chegou a sua 4ª edição.Só poderia estar falando do grupo D30 e um dos idealizadores  desse projeto ,Ricardo Mallen,bateu um papo via e-mail falando um pouco desse trabalho que vocês conferem a seguir e ainda no final com uma surpresa.

Bem antes de mais nada deixe-me apresentar para aqueles que não me conhecem, meu nome é Ricardo Mallen, também conhecido como @malliens, sou jogador Old School, comecei a jogar RPG em meados da década de 80, antes disso o que fomentava meu desejo eram os bons e velhos Livros Jogos. Já joguei e mestrei um pouco de tudo: AD&D, D&D, Toons, GURPS, Vampire, Demos Corporation, Defensores de Tóquio, Storyteller entre outros. Infelizmente depois de formado (sou engenheiro de computação), trabalho, chegada de filha, tive que aprender a dosar mais meu tempo, mas para esse nosso hobby fantástico sempre damos um jeitinho.

1. O que exatamente é o encontro D30?


Resposta: O encontro D30 é um Encontro de RPG atualmente bimestral que nosso grupo o grupo D30 (http://www.d30rpg.com.br) faz aqui em Brasília. A proposta começou de maneira itinerante, íamos nas cidades satélites onde houvesse público e espaço para fazermos o evento, mas aqui em Brasília como tudo funciona melhor no Plano Piloto decidimos fixar o evento por aqui. Desde 2010 o evento passou, para o deleite dos participantes e mestres, a ser temático já tivemos eventos com temas Vilões, Mulheres no RPG, Ruínas, Piratas entre outros. Importante porém ressaltar que o desafio de seguir o tema é proposto ao mestre, caso não queira segui-lo não tem problema algum.


2. O que vocês propõem as pessoas que o freqüentam o evento?

Resposta: Queremos que os jogadores socializem, formem novos grupos e se divirtam sempre. Procuramos apresentar tanto o RPG como os BoardGames para o pessoal que não conhece, mas é curioso sobre o assunto. Tentamos também criar uma união dessas duas categorias que unidas so tem a crescer. Em Brasília sem esse tipo de iniciativa os jogadores e mestres tendem a fazer tudo no conforto de seus lares com seus grupos, não havendo nenhuma troca de idéias ou sociabilização com novos jogadores. Nos nossos eventos sempre que possível fazemos uma mesa redonda com mestres e jogadores presentes no local, o que já retornou alguns bons frutos para futuros eventos.


3. Montar um evento de RPG deve ser uma enorme satisfação, de onde veio essa idéia e ela tem algum objetivo, além de propagar o RPG?


Resposta: Essa estória é engraçada, acontece que morei em Natal-RN durante 18 anos, e lá nesse período organizei junto com amigos vários Encontros de RPG em escolas, shoppings e por ai vai, em 2008 voltei a Brasíila e estava afastado um pouco do mundo rpgístico, lia livros, blogs mas não me envolvia mais com eventos. Chegando por aqui encontrei um grupo de pessoas do antigo Capital RPG (grupo que fazia eventos de RPG em Brasília) dispostas a fazer um trabalho diferente e tentar unir esses rpgistas perdidos por ai, fizemos o Dia D RPG de 2008 e dai para frente não paramos mais, são vários encontros sejam em salões de festa ou livrarias, palestras, mesas redondas, D&D Game Days, e outros encontros maiores. O mais curioso nessa estória toda foi a escolha do nome do grupo, sempre que nos apresentamos alguém faz a famigerada pergunta: “Mas por que D30?” Geralmente respondemos com uma piada disseminada pelo querido amigo Valberto Filho, criador do nome do grupo: “D30’s são como os jogadores de RPG de Brasília. Todo mundo sabe que existem, mas ninguém nunca viu um.”



4. Pude perceber que você trabalha muito com rpgs indies ,existe alguma vantagem de trabalhar com esse tipo de material?



Resposta: Antes de mais nada afirmou que não sou, e nem somos contra grande editoras somos super fãs da Steve Jackson Games e também da TSR (AD&D Forever) e atual Wizards of the Coast, (D&D na veia), o foco nos RPGs Indies vem muito por causa da maneira que o mesmo é trabalho, a facilidade de acesso (pdfs pagos ou gratuitos) e a temática que muitos empregam, além do fato de a pessoa por trás daquele RPG é um cara como você, eu e tantos outros que são apaixonados por esse jogo e decidiram divulgar suas idéias para a comunidade rpgística. Em parte meu gosto pelo Indie veio pela iniciativa de meus amigos de João Pessoa e de Natal de me apresentarem sistemas maravilhosos como Little Fears, Kult (pela dificuldade de achar), FUGDE System, Pokethulhu, Mulheres Machonas, entre outros. Quanto a facilidade existem sistemas que são tão resumidos que são perfeitos para aventuras em eventos, como é o caso do Cthulhu Dark e Shotgun Diaries, 3:16 Carnificina nas Estrelas.


5. Falando ainda dos rpgs indies,normalmente os jogadores iniciantes buscam títulos como D&D e WOD ,mexer com sistemas mais atípicos geram maior dificuldade na hora de ensinar?


Resposta: Acho que toda vez que vamos mudar de algo que estamos acostumado para algo a qual nunca mexemos acontece um preconceito, nos eventos D&D e Tormenta sempre são procurados e no evento de semana passada não tinhamos nenhum dos dois, porém tivemos 2 mesas Mighty Blade lotadas, a qual os jogadores gostaram muito. Acho que tudo depende da vontade de experimentar um novo sistema.


6. Vendo como está o cenário do RPG hoje,o que você considera mais difícil para atrair novos jogadores?


Resposta: Para atrair novos jogadores? Acho que a motivação de ir num desses encontros de RPG, muita gente vive na fixação de ficar no seu mundinho de jogos online ou videogame e perde oportunidades excelentes de diversão em grupo. Hoje o mercado rpgistico nacional possui diversas opções a apenas um clique do mouse, várias até mesmo gratuitas como as disponíveis no site garagemrpg. Tudo para mim é uma questão de iniciativa, e quando essa pessoa tomar uma atitude estaremos nos encontro esperando-a de braços abertos. Para você ter idéia Daniel no penúltimo encontro cuja temática foi piratas uma mãe foi com os filhos para eles jogarem, pois ela acabou ficando e jogando uma mesa sensacional que aconteceu de GURPS com piratas e ficou até o final do encontro. Ela depois viu que o RPG não era nenhum bicho de 7 cabeças como o povo dizia para ela.


7. Alguma vez vocês da D30 já pensaram em produzir alguma material seus,se não o que impediu vocês?


Resposta: Posso falar por mim que tenho um Sistema e ambientação que criei e estava trabalhando com alguns amigos nela, o projeto da gente se chamava "Lumine", e esses dias com o incentivo do RPGGenesis me vi relendo o que tinha escrito e voltei a me empolgar com minha criação. No momento estou com alguns outros amigos escrevendo um playset para "Fiasco", jogo a qual no momento sou alucinado. Em breve teremos novidades!!! O motivo de não levar o projeto "Lumine"a frente na época foi que eu e meus amigos não tivemos mais tempo, uns foram embora de Natal e a coisa toda dessandou.

8. Para finalizar ,o que o pessoal pode esperar futuramente do D30?


Resposta: Estamos com muitos projetos na cabeça, o podcast, os primeiros passos para criação do Clube de Jogos D30, muitas outras promoções e sorteios, e um evento bem maior do que o que vinhamos fazendo, é aguardar para conferir !!!
No mais queria agradecer a você Daniel e o pessoal do RPG do Vale e dizer que nos do Grupo D30 estamos a disposição para qualquer dúvida, sugestão ou reclamação. E se alguém passar em Brasília, e so avisar que guardamos um lugar na nossa mesa de jogo para você!
E quase me esqueci participem da nossa promoção no twitter para ganhar o livro 3:16 Carnificina nas Estrelas,e não esqueçam de ver as regras no post http://www.d30rpg.com.br/?p=1699. Nossa idéia é criamos uma galeria com as fotos de todos os participantes.


Ainda não acabou pessoal,confiram abaixo a super promoção que a D30 está promovendo.

O universo está infestado de criaturas horrendas que são consideradas uma ameaça para Terra e você foi convocado pelo D30 para destruir esse mal!



Para participar basta seguir o @d30rpg e @RetropunkGD no Twitter e retwitar a frase: “Galera do @D30rpg, sou Indie e quero um livro 3:16 Carnificina nas Estrelas da @RetropunkGD na prateleira lá de casa!”. Além disso, você precisa enviar para @d30rpg uma foto sua com seus livros de RPG Indie favoritos. A foto mais criativa irá ganhar o livro!

Rpg 4763078331417409812

Postar um comentário

Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos