rpgvale
1599924783602205
Loading...

Eduardo Caetano conta o segredo da campanha de Violentina

Todo mundo deve ter ficado ligadaço na campanha de financiamento do RPG Violentina, pois é conversei com o autor Eduardo Caetano par desv...

violentina-rpg

Todo mundo deve ter ficado ligadaço na campanha de financiamento do RPG Violentina, pois é conversei com o autor Eduardo Caetano par desvendar o seu sucesso e você também vai ficar por dentro disso agora.
 Pra quem não sabe Violentina é um RPG sem mestre, sem preparo, sem ordem cronológica, baseado em enquadramentos de cena. Profundamente inspirado na estética e na narrativa dos filmes do Tarantino e do Guy Ritchie ele usa um sistema de cartas e fichas de poker a fim de distribuir balanceadamente o controle narrativo entre os jogadorespalavras do próprio autor.

Como havia sido anunciado na RPGCon o jogo seria lançado através de uma campanha de crowdfunding, que é basicamente quando o capital para a produção provém de várias pessoas através de sites ou plataformas de financiamento colaborativo.
O Fantástico foi que a obra alcançou o necessário para sua produção no primeiro dia algumas semanas após isso já dobrou suas expectativas.  O autor afirma que a ideia surgiu nos exemplos gringos de sucesso de produção indie, autoral, através das plataformas que não dependiam de grande capital investido. Agora se liguem na conversa com o Eduardo:


rpg-violentina


O_RPGista Você sempre foi um entusiasta desse lance de web não foi? como surgiu essa idéia?
@EduardoCaetano Eduardo Muitos jogos legais foram produzidos no Kickstarter e IndieGoGo por exemplo. Possibilitados somente pelo interesse da comunidade. Sempre pensei se esse formato funcionaria no aqui no Brasil. Principalmente após o Garagem RPG e o Concurso da Secular Games.
O_RPGista Algo fora do RPG te levou a crer nisso também? Pois o exterior está mesmo anos luz a frente em comunicação na web não é?
Mas acho que aqui também, talvez apenas não estamos arriscando mais ou percebendo. As possibilidades são praticamente infinitas.
O_RPGista Então você aliou um conhecimento empírico do RPG com um estudo de mercado prático, é isso?
@EduardoCaetano Hehehe, talvez tenha sido um estudo empírico prático do mercado!
O_RPGista Você acredita que possa ter incentivado o "Mercado de RPG" a crer mais na internet?
@EduardoCaetano Eu meio que já cria intuitivamente. Claro que uma das principais intenções da Campanha era testar novas possibilidades. "Meu sonho" é que daqui a pouco a galera comece a publicar seus próprios jogos, com qualidade aprovada previamente pela comunidade!


violentina-rpg-independente

O_RPGista O que você acha que as grandes editoras precisam para conseguir resultados tão significativos como o teu?
@EduardoCaetano  É complicado, porque estes resultados são por exemplo 46 pessoas que acreditaram na proposta. 46 pessoas não mantem uma editora, mas podem muito bem manter e fomentar um "mercado interno" d produção de conteúdo, com interesses semelhantes. São parâmetros em escalas bem diferentes.
O_RPGista  Então, podemos dizer que o segredo é a "Mobilização social".?
Talvez o lance seja reunir pessoas com interesses semelhantes. A internet é uma caixa de ferramentas infinitas. A gente experimenta conjugando estas ferramentas. Micro-comunidades, micro-sócios, células de guerrilha estética. Uma coisa que a internet provou é que você vai encontrar pessoas com interesses semelhantes e mais intensos que os seus. Talvez explorar isso seja o segredo.

Se você quiser se envolver mais e até colaborar financeiramente com o RPG Violentina ainda dá tempo, confere aí os links e assista o vídeo da campanha.



http://rolistaindependente.wordpress.com/2011/08/06/violentina-atualizacao1-1%C2%B0semana-fase-1/
Sistemas 2489086886320533080
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos