rpgvale
1599924783602205
Loading...

Documentário sobre "O Senhor dos Anéis"

"A maioria das fantasias esta no ar, não tem base. As fantasias de Tolkien eram únicas porque eram enraizadas em realidades" ...



"A maioria das fantasias esta no ar, não tem base. As fantasias de Tolkien eram únicas porque eram enraizadas em realidades"
Raynor Unwin (Amigo de Tolkien)


Ola a todos os rpgistas e leitores de carteirinha da RpgVale.

Recentemente assisti a um documentário realizado pela National Geographic -Beyond the Movie muito interessante, principalmente para aqueles que veneram J.R.R Tolkien. Trata-se de uma busca para compreensão de como e porque surgiu a trilogia mais lida durante as ultimas décadas,

O documentário busca as ligações entre o mundo em que vivemos e a fantasiosa Terra Média, e no decorrer dos relatos, vemos que há muito em comum entre ambas. Quanto mais se assisti, mais fascinado você ficara na obra em geral. Provavelmente muitos de vocês já assistiram, mas se tratando de Tolkien, nunca conseguimos assistir apenas uma vez.




"Acho que é uma historia incrivelmente filosófica e de muitas maneiras são meditações sobre amizade, coragem , humildade e de não fujir da escuridão da própria alma nem de sua claridade"
Cate Blanchett - Galadriel

No documentário vemos que Tolkien  criou Hobbiton, o Codando baseado em sua terra natal, uma vila inglesa de Sarehole, não somente sua geografia, como também os costumes, seu cotidiano e seus problemas.
Na infância de Tolkien surgiu a Revolução Industrial, este desenvolvimento afetou sua cidade de uma forma negativa, ele via o verde sendo destruído e industrias sendo levantadas, crianças sendo escravizadas em fabricas e via tudo isto como o grande mal que perturbava a paz de sua terra , vemos tal fato no filme com o grande mal que se aproxima do Condado para reaver o "Um Anel".




"O Senhor dos Anéis é uma mitologia, um conto de fadas, uma aventura que nunca aconteceu. Exceto em algum lugar, em nossos corações. E ainda assim, la estava Hobbiton em três dimensões com fumaça saindo dos buracos, dos subterrâneos em que viviam. E eu acreditei"
Ian Mckellen - Gandalf

Em 1914 a Grã Bretanha se une aos aliados e entra na 1ª Guerra Mundial, e isto influenciaria muito os contos de Tolkien, pois logo em seguida em 1916 ele e seus amigos de Oxford são enviados para a linha de frente em uma aliança contra o grande inimigo em comum. E la nas trincheiras Tolkien começa a escrever os primeiros rascunhos á lápis da Terra Média. Como ele era um universitário, ao ir para a guerra, era nomeado Oficial e portanto comandava um batalhão formado por mineiros, tecelões, homens simples, no filme esta ligação é visível pelo relacionamento entre Frodo, de família de classe média, educada e bem de vida e Sam que é seu jardineiro.

Estas e mais ligações entre o mundo real e o mitológico, como também comentários dos envolvidos com o filme, e de pessoas que conviveram com nosso estimado J.R.R Tolkien, vocês poderão encontrar neste Documentário. 

Dados do Documentário

Nome: [National Geographic] O Senhor dos Anéis [Beyond the Movie: The Lord of The Rings] 

Ano de Lançamento: 2003

Idioma Original: Inglês

Duração: 1 hora e 45 minutos

Espero que tenham gostado da dica. Eu particularmente sou fã de Tolkien e aprecio qualquer material que seja relacionado ao mesmo. 

Abraços a todos.


Rpg 2301340861986126633
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos