rpgvale
1599924783602205
Loading...

RPGCON manda muito mal na internet

Como todo mundo sabe, eu ( @O_rpgista )  não apareci no RPGCON 2011, mas fiquei na expectativa para acompanhar tudo o que estava rolando ...

post

Como todo mundo sabe, eu (@O_rpgista)  não apareci no RPGCON 2011, mas fiquei na expectativa para acompanhar tudo o que estava rolando por lá. Afinal, parecia ser um dos eventos mais esperados na nossa blogosfera. Infelizmente a repercussão que ele teve na internet mostra como ainda está longe de atrair novos rpgistas a cada ano. Está cada vez mais se fechando entre os que conhecem e pronto, mas acalme-se vou mostrar tudo isso no post.
No Twitter por exemplo, existem aí dezenas ou centenas de perfis influentes no nosso meio, eu fiz uma lista aqui, mas com certeza ela não representa nem um terço do que se tem na realidade.

Mesmo assim, a hashtag #RPGCON teve um nível de Rts tão baixo, que a gente fica se perguntando, será que que o pessoal que organizou sabe mesmo como pode-se utilizar essa ferramenta pra divulgação do seu trabalho? Ok, chega de especulações (se você está pensando assim então relaxe e aprecie a influência da tag na imagem a seguir). Pode ser que o RPGCON tenha entrado nos TTs em 2010, mas foi espontâneo e não podemos contar com isso sempre.

twitter

Então você deve estar se perguntando, pra que twitter meu Deus, é hype demais. Beleza, vamos ver como foi o trabalho de relações públicas do RPGCON.
Pelo visto ninguém de mídia massiva ou especializada foi convidada.
Não encontrei no site uma área para jornalistas, veículos e blogs se cadastrarem como mídia, aí fica difícil espalhar a notícia heim?! Quer apostar que a Globo vai falar do AnimeFriends? Estadão, ou qualquer programinha que abra espaço para a cultura POP. Isso seria ótimo para aumentar o público cativo por RPG.  No final das contas quem perde somos nós. Se prestarem atenção perceberam que NINGUÈM fala desse tal evento o ano todo até ele acontecer, isso mostra como a galera não se preocupa com a “Marca” que ele tem, da maneira mais adequada. Quer ver isso em gráfico também? #prontopostei

google insight

Por mais que a procura pelo termo tenha crescido neste ano, quem garante que não aconteça como nos anteriores: Perto do evento tá tudo uma beleza, é só acabar que a procura também cessa.
Talvez por conta da organização do evento ter também um blog (http://d3system.com.br/) eles tenham certo receio em convidar outros blogueiros para cobrir o evento como “Não pagantes” – puts usou esse termo ferrou. Não digo isso por mim, mas por outros 200, 300 ou sei la quantos que estão cadastrados no RPG.Blogs.  Ahm é claro e tem uns que nem são do meio RPGista, mas que ajudariam efetivamente a propagar a mensagem. No jovem Nerd por exemplo a cobertura foi bem tímida, graças ao estímulo tímido que eles devem ter recebido.
Tudo o que se teve foi espontâneo, como o Trevisan postando vídeo no Youtube dele, blogueiros e twitteiros postando drops em suas redes e nada mais.

Como um evento desse porte, não podemos contar com a boa vontade alheia para “espalhar o RPG pelo Brasil”. Tem que ser planejado e bem executado, para não ser apenas um “entusiasta” da causa, mas sim um meio para manter o jogo aquecido, assim todo mundo ganha.

Vale ressaltar, que não tenho críticas a organização do evento, tendo em vista que eu nem dei as caras por lá, mas é foda estar longe, pensando em acompanhar o evento enquanto o site oficial dele está tão desatualizado que tem uma página com o Loren Ipsun.

loren

E vocês, o que me dizem?
RPGCON 8636818811504082697

Postar um comentário

Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos