rpgvale
1599924783602205
Loading...

Review de Sistema - Iron Heroes

Autor Mike Mearls Páginas 240 Editora Malhavoc Press Site http://fierydragon.com Data de Criação ...


Autor
Mike Mearls
Páginas
240
Editora
Malhavoc Press
Site
Data de Criação
01 de março de 2007

Iron Heroes é um sistema de RPG baseado no famoso D20 System, que foi lançado pela Malhavoc Press, a Editora do famoso escritor de RPG Mont Cook, e atualmente pode ser encontrado na empresa Fiery Dragon Productions.

Escrito por Mike Mearls, o autor se inspirou num único fato: um sistema com muito combate, ação e definitivamente que a magia seja apenas um tempero adicional ao mundo. Assim sendo, foi escrito um livro aonde, tanto o sistema, quanto o cenário sugerido para o inicio das aventuras, lembram muito historias como Conan, Arthur Pendragon e outros do tipo, aonde os heróis são definidos pelo combate e aço ( dai o nome Iron Heroes ).
O sistema D20 foi modificado, de modo que o foco do jogo seja o combate, mas de um modo que não se perca a interpretação, dado que você é estimulado pelo sistema a descrever com detalhes e criatividade suas ações durante o combate, pois dependendo de suas ideias e dos detalhes de como descreve, você poderá ganhar bônus em seus ataques ou mesmo conseguir ferir uma criatura antes impossível de ser ferida.
Como já foi postado no blog em FAZENDO OS JOGADORES TRABALHAR EM EQUIPE , uma das grandes dificuldades em jogos ( principalmente os focados em batalha ) é manter a equipe coesa e nesse ponto o Iron Heroes também se destaca, pois sem um ótimo trabalho em equipe, os heróis serão massacrados rapidamente dado o fato que cura nesse jogo é extremamente raro assim como itens e ataques mágicos.

As regras do jogo tem algumas características interessantes, e eu decidi separar em tópicos as que achei q mais se destacam:

Arte do Livro

Raças


A única raça que se pode jogar em Iron Heroes é humano, porem o sistema já começa a dar suas caras por aqui. Cada jogador pode escolher dois tipos de Traits, que nada mais são que as características que vão definir seu personagem assim como as raças faziam. Assim você escolhe em que atributos ganhará bônus ( e penalidades ) e quais habilidades especiais seu personagem poderá ter.

Classes


As Classes no livro são todas originais, e com a exceção do Arcanist ( a única opção de soltar magias do livro básico )são todas voltadas para o combate, seja ele de longe, de perto, com furtividade ou se utilizado ao máximo de suas armaduras. Cada classe além de ter o famoso Base Attack Bonus também possuem o chamado Base Defensce Bonus que é o que realmente irá definir seu AC, dado que nesse jogo as armaduras servem para parar Dano e não evitar acertos.

A maioria das classes também se utilizam muito das chamdas Tokens, que são pontos que alguns personagens ganham ao realizar alguma proeza relativa a classe e que permitem o uso de habilidades especiais, que geralmente tendem a virar o jogo.

Skill & Feats

Tanto as Pericias ( Skills ) quanto os Talentos (Feats) são o que diferenciam o jogo, dando a ele o toque de aventura e combate que o sistema promete.

As pericias são organizadas de uma forma melhor, e praticamente TODAS elas servem de um jeito ou outro para combate, dependendo mais da criatividade do jogador para usá-la na hora certa.

Os talentos são uma diversão a parte. Cada classe tem diferentes especialidades nos vários grupos de talentos que encontramos no livro, porem o mais interessante é que cada um deles podem ser comprados mais e uma vez, ficando cada vez mais poderoso. Assim, você poderá comprar Ataque Poderoso ( Power Attack) varias vezes e fazer seu guerreiro destruir com apenas um golpe. Esse tipo de adaptação permite uma quantidade de possibilidade de construção de personagem absurda.

Combate & Magia

O sistema de combate é o que mais me chamou a atenção no jogo. Quem conhece o sistema D20 terá muita facilidade de entender o jogo, e logo irá perceber que as mudanças de combate servem perfeitamente para a ideia do jogo, pois permitem um estilo de combate extremamente emocionante aonde você pode realmente interpretar as ações de seu personagem durante o combate.
As poucas vezes que pude narrar nesse sistema, eu tive em todas as batalhas, cenas cinematográficas e sempre os combates ou foram muito emocionantes ou muito heroicas.
Isso tudo é devido ao fato de como o livro trabalha bônus, possibilidades de ações, interação jogadorXmestre durante o combate e o uso de pericias e talentos, pois todas essas regras adaptadas e muitas novas estimulam o jogador a ser criativo na hora do combate.

Um ótimo exemplo, é uma criatura que por ser gigante e ter uma couraça muito resistente, é praticamente imune a dano, porem a parte superior de seu corpo é mais macia. Utilizando da pericia Escalar, fazendo uma escada com flechas ou qualquer outra maneira viável, um jogador poderá subir na criatura, se equilibrar e ser o herói do dia, no melhor estilo Shadows of Colossus.

A Magia nesse sistema de regras inovador é completamente diferente, aonde o mago ( no livro chamado de Arcanist )é realmente um estudioso do oculto, que se utiliza de magias ao custo de sua própria vitalidade para conseguir realizar algumas magias. Num cenário aonde o combate físico é mais importante e a magia é perigosa e misteriosa, a classe e o sistema de magia encaixa perfeitamente.

Basicamente cada mago escolhe suas escolas de especialização, e dentro dela, o sistema de regras permite que o mago use sua imaginação ( limitado apenas por sua ficha e nível ) para realizar magias, sendo que cada vez que usa mais suas magias fica cada vez mais difícil faze-las, com o risco até mesmo de leva-lo a morte.
Arte do Livro
Conclusão
Pessoalmente sou suspeito para falar do sistema, pois sou um adorador de regras novas, mas as aventuras que narrei foram muito divertidas e emocionantes e gostei dos personagens que foram feitos durante os jogos.

Eu consegui encontrar alguns “bugs” no sistema, mas não foi nada que fosse difícil de contornar ou mesmo arrumar, e claro, a falta de diversos suplementos pode atrapalhar alguns que queiram colocar mais coisas na sua campanha, entretanto, eu arrisco dizer que Iron Heroes é um dos melhores sistemas para se narrar campanhas estilo Conan, ou como dizia um antigo companheiro de mesa: Sangue, Suor e XP.

Galera, é um prazer poder escrever no RPG Vale e espero poder melhorar cada vez mais. Aos interessados no sistema, entrem em contato comigo pelo twitter ( @leandropug )ou por aqui mesmo e irei responder perguntas.

O Livro pode ser comprado em formato digital na Loja Fiery Dragon : Iron Heroes
Sistemas 5539435227347876248

Postar um comentário

Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos