rpgvale
1599924783602205
Loading...

Qual o sentido do maniqueísmo no RPG?

"O bem é um ponto de vista Anakin...." _Senador Palpatine para Anakin Skywalker. Bem e mal,céu e inferno ,certo e errado.Até onde...


"O bem é um ponto de vista Anakin...." _Senador Palpatine para Anakin Skywalker.
Bem e mal,céu e inferno ,certo e errado.Até onde devemos respeitar estes limites em nossas campanhas?E quanto elas são bem definidas pelos mestres (seus NPC´s e suas histórias) ou pelos jogadores(e seus personagens)?

Temos inúmeros exemplos de personagens em nossos filmes e quadrinhos prediletos que exploram de forma criativa o conceito de bem e mal: Gollum e sua dupla personalidade,Anakyn Skywalker e Ulic Qel-Droma ..dois grandes Jedi vencidos pelo medo e ganância acabando por servir ao lado negro,Arthas Menethil e seu despero pra salvar seu povo que acabaria por torná-lo o Rei Lich!

Alguns cenários de campanha definem de modo  bem evidente a diferença entre os conceitos do que é bom ou mal em suas particularidades,como por exemplo Senhor dos Anéis ou Forgotten Realms,outros suprimem tendências como é o caso de Star Wars,ainda há aqueles que inovam,deixando a cargo do Mestre quais são as tendências apropriadas para cada criatura ou personagem,como é o caso de Eberron.
Numa de suas entrevistas George Lucas afirma que muitas vezes na mitologia o mal deriva do que inicialmente do que era bom e que uma pessoa ou personagem maus geralmente não pensam em si mesmos dessa forma!
Existem dois suplementos de D&D não traduzidos para português que discutem explicitamente os conceitos de Mal e Bem ,são eles The Book of Vile Darkness e o The Book of Exalthed Deeds,recomendo como material de pesquisa para os mestres.Estes livros exploram a fundo os temas maniqueístas  e enchem a mente do mestre com o melhor e o pior do universo de D&D.
Outra possibilidade são os anti-heróis, personagens que enxergam a divisão de bem e mal como uma linha muito tênue e nunca saem de moda,têm um sarcasmo contagiante e normalmente são muito bem sucedidos com o sexo oposto!Vai dizer que Wolverine , Lobo,Batman, o Comediante nunca foram objeto de pesquisa pra criação de personagens interessantes?
Também temos o Mundo das Trevas que,apesar das radicais mudanças pelas quais passou,não perdeu sua essência em fazer do mal algo palpável e do bem motivo de esperança.
Como criadores de histórias é um privilégio podermos optar qual das vertentes conceituais explorar e o que é bacana é não nos prendermos ao que os autores definem e sabermos que em nome da diversão podemos quebrar todas as regras!
Dicas de mestre 4646490452148923216

Postar um comentário

Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos