Entendendo mais da cultura nerd #DiadoOrgulhoNerd #DiadaToalha


Hoje é um dia especial para todos os garotos e garotas que era massacrados socialmente (no passado), apenas por saberem falar o nome científico de alguns animais na aula de biologia, ou porque ficavam felizes em resolver uma equação complicada, apenas com o conhecimento que haviam  conseguido assistindo Star Trek... se você sofreu o que chamamos hoje de bullying simplesmente pelo fato de gostar de assuntos inusitados então você passou pela provação e pode ser considerado um legítimo NERD. Isso porque é o dia do "Orgulho Nerd", comemorando a première do primeiro filme da série Star Wars, em 1977.

Infelizmente, não só de legítimos Nerds vive o homem, mas de toda modinha também.
Penso, que isso começou graças a uma frase do profeta da Microsoft Bill Gates: Seja legal com os NERDs (aqueles estudantes que os demais julgam que são uns babacas). Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar PARA UM DELES.
Isso foi basicamente um tempo após nossa classe ser retratada como grandes manés no cinema. Em Revenge of the Nerds (1984), a irmandade dos atletas e outros populares tirava maior onda com a irmandade NERD, fazendo-os passar por todo tipo de humilhação pública até que eles resolveram se vingar com suas maneiras esquisitas e isso era muito engraçado.

Vejam só, hoje o engraçado é que personagens como os frequentadores da fraternidade "Lambda Lambda Lambda", se tornaram POP e no cinema são os grandes personagens, com desfechos felizes e todo mundo espera isso. Mas, para saber realmente se aquele seu amigo esquisito está fazendo charme ou é realmente um NERD, você precisa entender um pouco dessa essência ou cultura.

Assim como dito por um dos ícones Nerds Nacionais "Marco Gomes" : "É muito comum e cômodo dizer que, se você gosta de alguns desses símbolos nerds, pode se considerar um..."
A questão é que NERDs não jogam RPG por que está na moda, ou não assistem filmes do Tarantino por que é um dos mais cotados ao Oscar. Isso acontece por que gostam e é divertido conhecer mais elementos do universo em que estão vidrados.  Então a empolgação por um tema em específico e o conhecimento profundo sobre aquilo é o que define você como um NERD ou não.

Deixa eu entender,  Se Nerds são como feras sedentas por conteúdo específico, isso significa que aqueles pratos com mais coisas a se descobrir acabam fazendo mais sucesso entre eles, é isso?
Badabim Badabam Badabeakman! Isso mesmo...
Essa é a resposta para alguns filmes e seriados explodirem a mente da nerdaiada em geral. Star Trek, por exemplo, tem um universo tão expandido, que foi o motivo da série fazer sucesso com a galera, gerando até um dos primeiros encontros nerds do mundo.

George Lucas com seu Star Wars (ainda se expandindo?!) também faz muito sucesso entre a galera, isso porque ele deu um golpe muito baixo, lançou de cara os 3 últimos episódios da série... imaginem-se Nerds explodindo a cabeça por conta do Dart Vader e Mestre Yoda sem saber como começou exatamente tudo isso e #putamerda como o Skylwalker acabou se tornando filho daquela coisa. É demais para o cérebro NERD, que não consegue conviver com a dúvida.

Mas essa cultura não para por aí, tem o Tolkien que era um grande linguísta e escreveu uma obra tão profunda e rica em detalhes que é ícone medieval até hoje: Lord Of The Rings... é possível aprender as línguas dos Elfos e perceber como ela evoluiu em relação as eras da Terra Média, diga-me se isso não é mesmo coisa de Nerd?


Se definirmos tudo o que existe dentro dessa cultura o post se tornaria uma nova Wikipédia, pois existem gêneros de Nerds distintos e conteúdos em proporções infinitas e isso tudo podemos chamar de Cultura Nerd, mas existe sim uma generalizada que é basicamente a que vemos frequentemente em eventos temáticos, blogs e no cinema.  Aquilo que sempre atrai um número maior de fãs quando acontece, então temos aí o RPG, HQs, Mitologia, Cinema e Internet... jogos como WarCraft, StarCraft... livros como O senhor dos anéis e seriados do tipo Big Bang Theory.

Quer saber mais? O que os Nerds fazem, o que escutam e aonde se agrupam? Se liguem em outros links bacanas para se envolver neste mundo, nem que seja para se tornar um Wannabe.

About Ale Santos

    Blogger Comment
    Facebook Comment