rpgvale
1599924783602205
Loading...

ENTREVISTA: LOBO BORGES, DESENHISTA DE LEDD!

Hiho, aventureiros! Quem tem acompanhado a criação de Ledd desde o começo está vendo o quanto o projeto cresceu. Mas nem só de bons roteir...


Hiho, aventureiros!

Quem tem acompanhado a criação de Ledd desde o começo está vendo o quanto o projeto cresceu. Mas nem só de bons roteiros vive um mangá e nem só de J.M. Trevisan vive o Ledd. Pois é, a entrevista de hoje é com o Lobo Borges, o desenhista de Ledd!

E aí? Afim de saber mais sobre o fã de Tormenta que saiu do anonimato para virar desenhista de mangá? Vem comigo!


1. Bom, Lobo, como é de praxe nas entrevistas, começa falando um pouco pra galera sobre você. Quem é o Lobo Borges?

Sou um cara apaixonado por desenho. Tive aquela infância típica da década de 90: marcada pelas obras da Disney, da Hanna-Barbera, da Warner e pelos Animes da TV Manchete. Amo jogar RPG, de mesa e de consoles. Amo ler Mangás, pela a forma como as narrativas são feitas e por todos aqueles personagens, ordinários e extraordinários ao mesmo tempo. Resumindo: sou um Nerd convicto, jogador de RPG e um viciado em jujubas.

2. Eu dei uma olhada no seu portfólio e achei realmente muito legal. Você desenha desde quando? É o seu primeiro trabalho como desenhista profissional?

Sim, LEDD é o meu primeiro trabalho como desenhista profissional. ^^_____^^

Desenho compulsivamente, para mim é um hábito. Se for fazer a contagem de tempo, segundo a minha mãe, acho que desenho desde os 4 anos e nunca parei desde então. Ela fala que, até mesmo dormindo, eu ficava desenhando com o dedo no travesseiro (Não falei que sou compulsivo? XD).

3. Agora vamos falar de Ledd! Sabemos pelo Trevisan que você entrou em contato querendo fazer uma HQ e ele acabou te pescando por ter gostado do seu portfolio. Mas como foi que isso aconteceu?

Bom, tudo foi muito mágico e emocionante. Eu cheguei procurando o Dr. Careca em seu laboratório secreto e disse: “Não quer fazer uma HQ com um novo desenhista não?!” e ele disse “Êba, simbora nóis!”. 

Mentira! XD

Primeiro eu comecei contatando Marcelo Cassaro pelo Twitter, há mais ou menos um ano, para mostrar uma adaptação que eu estava fazendo da aventura “O Disco dos Três” (Uma das minhas aventuras preferidas de Tormenta). Meu sonho (Sonhar é de graça XD) era que a HQ fosse publicada em alguma edição da Dragon Slayer. Cassaro me disse que a proposta era interessante, que quando tivesse o material pronto enviasse para ele dar uma olhada. Quando estava com o primeiro capítulo finalizado, também o mostrei para JM Trevisan. Acho que ele gostou do material e deu uma olhada nos estudos em meu portfólio. Depois o JM propôs trabalharmos em uma HQ da autoria dele, uma história que ele estava elaborando há algum tempo. 

Foi aí que começamos a trabalhar em LEDD. Bem, foi mais ou menos assim.

4. Você sabe que realizou o “sonho” de muita gente, né? Pra você, como é ser a sensação de sair da categoria de “fã” de Tormenta e HQ e estar agora do outro lado da história, como um profissional?

Cara, foi uma das melhores sensações que eu já tive na vida. Desde os 15 anos eu jogo RPG e sempre fui fã de Tormenta. Quando eu olho para minha mesa de desenho e vejo que estou produzindo algo relacionado ao cenário, eu me sinto um puta sortudo! Não existe nada melhor do que trabalhar com o que você gosta!

5. Assim como você, muita gente manda portfólio e quer mostrar o seu próprio trabalho para o Trio ou para o pessoal da Jambô. Qual o seu conselho pra quem quer trabalhar com isso?

Olha, eu sou novo nisso. Mas acho que é fundamental estudar, nunca se dar por satisfeito. Eu estudo desenho todo santo dia. Ninguém nasce sabendo desenhar ou se torna um quadrinista ou roteirista da noite para o dia. Acho que preparar um portfolio franco, direcionado para o que você quer trabalhar: se for quadrinho, faça quadrinhos. Se for ilustração, faça ilustrações. Por aí vai.

6. Como é trabalhar com o Trevisan? Você dá muitas ideias ou prefere ficar só na parte de criação dos desenhos mesmo? Mas oh, puxar o saco do chefe não dá XP, heim!

Trabalhar com o JM Trevisan é muito legal. Não é puxação de saco. Ele me possibilita desenhar sem stress, compor páginas sem amarras, etc. Há trocas de ideias nesses processos e isso flui naturalmente. Eu sempre tenho em mente que o enredo é o guia dos processos criativos dos dois, sabe? O foco é o enredo, a história.

7. O primeiro capítulo de Ledd já ficou pronto, né? Tem alguma coisa que você possa contar aqui em primeira mão pra gente sobre a história?

Er... não. Acho que tudo que o JM falou até agora já é novidade suficiente para um começo (É que se eu falar alguma coisa ele manda uma tempestade da Tormenta pra cima de mim!).

8. Falando em história, tem como fazer um resumo-rápido do plot de Ledd pro pessoal que tá por fora?

Ledd é a nova HQ baseada em Tormenta escrita pelo JM Trevisan e desenhado por mim.

No Twitter do Ledd (@LeddHQ) ou no http://ledd.wikia.com/wiki/Ledd_Wiki vocês vão encontrar um bocado de informações sobre LEDD. ^^___^^

9. É isso aí, Lobo, muito obrigado e por enquanto é só! Parabéns mesmo pelo seu trabalho cara, espero que você tenha um grande futuro pela frente como desenhista ou como o que você escolher! Pra acabar, deixa uma mensagem aqui pros fãs de Ledd e pra galera toda que tá curtindo o trabalho de vocês!

Bom, valeu pela consideração e espero que todos os fãs de Tormenta estejam tão ansiosos quanto eu para começar a ler LEDD. ^^_____^^

Um grande abraço!


----

E é isso aí, gente, mais uma vez as mentes por trás de Ledd vieram dar uma palhinha aqui pros leitores da RPG Vale. Infelizmente, não foi possível divulgar ainda nenhum material "inédito", mas já existe bastante informação por aí pra que todos possam conhecer um pouco mais dessa nova HQ.

Lembrando que a HQ vai ser lançada pela editora Jambô, mais informações no facebook, twitter ou na Wiki oficial.

Espero que tenham gostado e até a próxima!

See ya!


(Curtiu a entrevista? Tem alguém em especial que você gostaria de ver sendo entrevistado? Mande a sua sugestão pra mim pelo Twitter ou Formspring!)
HQ 1887023183394875607

Postar um comentário

Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos