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Heróis contra Vilões tudo bem...mas e heróis contra heróis?

Sempre que ocorre uma campanha de rpg ocorre a clássica disputa entre heróis e vilões ,entretanto também durante as aventuras existem atrit...


Sempre que ocorre uma campanha de rpg ocorre a clássica disputa entre heróis e vilões ,entretanto também durante as aventuras existem atritos entre os personagens ,mas como todos são heróis valorosos a discussão não deve prevalecer correto?Na realidade não ,quando os jogadores realizam as discussões eles na verdade mostram um alto nível de interpretação ,dando ênfase a personalidade dos heróis,o problema é que esse tipo de idéia não é muito trabalhada ,já que muitos mestres podem temer que o grupo se separe e isso acabe com o jogo ,isso não precisa ser assim .Veja abaixo alguma idéias para isso.

Antes de falar sobre essas idéias deve-se entender primeiro o que é esse conflito e até onde eles podem levar.O Conflito seria uma discordância de ideia entre os heróis em momentos de suas jornadas como no exemplo abaixo:

"Os heróis estão em uma vila que está sendo atacada ,salvar ou não seus moradores irá depender de uma ação conjunta deles"

Nessa situação a discordância entre eles poderia levar a discussões entre seus membros e até mesmo a algum conflito físico,mas qual seria o impacto disso no grupo?Bem,com as discordâncias o clima entre os personagens poderia ficar pesado  por um tempo,mas depois retomaria ao normal,isso permitiria criar um novo tipo de ambientação nas aventuras(falta de confiança,raiva,etc).
Agora vendo de um lado mais sério em que o confronto de idéias que fossem criticas na jornada,isso poderia  ,isso poderia levar a um confronto em que leva-se os heróis a lutar  até mesmo a morte de um deles.Por isso cuidado ao aplicar essa idéia e não causar a morte desnecessária de jovens heróis.
A segui estão alguns modos que essa idéia de conflito pode ser aplicada ,elas são apresentadas de formas bem simples e trazem mais um conceito ,pois o verdadeiro desenvolvimento depende das ações do mestre e esta varia para cada um.

NPC'S x Jogador

Aqui encontra-se o modo mais fácil de realizar os conflitos,já que o mestre irá controlar um dos lados e com isso pode determinar até que ponto os conflitos pode chegar e pode também determinar qual o caminho que essas ações levaram ,como uma maior união do grupo ou um isolamento de seus membros.


Jogador x Jogador

Esse é o modo mais complicado ,pois os jogadores é que ditaram todo o percurso do conflito e isso pode acabar em problemas,nessa caso o mestre pode tentar intervir de alguma forma ,desde que com isso não piore a situação.Sugerido para grupos mais experiente que poderão saber trabalhar melhor essa idéia.

Mestre x Jogador

Aqui é quando o conflito deixa de ser no jogo e passa a ser entre os próprios jogadores levando a discussões e dando fim a uma boa partida de RPG .Portanto antes de pensar em aplicar essa idéia em suas campanhas o mestre deve perceber se seus jogadores são capazes de vivenciarem essa experiência no jogo sem levar para o lado pessoal.
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