rpgvale
1599924783602205
Loading...

Args, uma nova realidade para os Games

Há um certo tempo uma nova modalidade de game ronda o universo dos cinemas, são os ARgs . Um tipo de diversão interativa bem ousada e basta...


Há um certo tempo uma nova modalidade de game ronda o universo dos cinemas, são os ARgs. Um tipo de diversão interativa bem ousada e bastante divertida, principalmente para o público nerd. Basicamente, são jogos de estratégia, que utilizam mídias reais como celulares, sites e outras ferramentas interativas, junto com uma história fantástica para imergir seus jogadores. Além disso, existem definições mais técnicas, mas independente da explicação um Arg é uma das formas de diversão mais interessantes que se viu nos últimos tempos.

A sigla vem de Alternate reality game, ou jogo de realidade alternativa e surgiu nos EUA. Como o game é um conjunto de ações distintas, não pode-se atribuir uma data precisa para sua criação, mas o primeiro jogo grande o bastante para se tornar um ARG foi criado para o lançamento do Halo 2.
Um Arg tem como princípio um desafio ou mistério, que é proposto para o público em geral.
As formas como isso é feito variam bastante. Holywood, por exemplo, não lança um filme com temática nerd sem estar acompanhado de um jogo assim, desde 2004 quando aconteceu o “I Love Bees” o Arg do game Halo 2. Alguns enigmas são dispostos nos próprios cartazes de divulgação, outros nos sites como foi o Batman, Dark Knight. Inclusive foi este arg, que ajudou a popularizar esse tipo de game, aqui no Brasil. Batman recebeu vários prêmios, afinal conseguiu reunir em 72 países mais de 10 milhões e jogadores. Na terra do Tio Sam, contam histórias de que, várias pessoas encontraram maletas do coringa nos metrôs e após isso receberam ligações dos Jokers - as imagens deste post são tiradas do site oficial do arg http://bit.ly/efjOoW.
Uma das maiores produtoras de ARGs do mundo é a 42 Entertainment. Reza a lenda, que essa empresa foi criada por dois ex-funcionários da Microsoft. O que se sabe é que a Microsoft se tornou grande parceira da agência, que manda muito bem nos seus trabalhos, como foi no Dark Knight.


As empresas dividem os participantes por níveis de interação: Existem aqueles que são tidos como jogadores casuais e não vão se esforçar muito para imergir no contexto do Arg, apenas ficam nos campos online da história. Já os ativos, o segundo nível de jogadores, são a média dos participantes de args e tem interações on e off line bem moderadas. Por fim os entusiastas, são aquele grupo de nerd que além de interagirem transmitem o conteúdo para seus amigos e se tornam evangelizadores da história do Arg. Esse último perfil é o alvo principal das campanhas de marketing baseadas em Args.
RPG X ARGs
No mundo do Roleplay temos algo bastante parecido com um ARG, que são as sessões live action em que as pessoas se fantasiam e fazem parte da história como em uma mesa de rpg normal. A maior diferença está no fato de que um Arg, geralmente, é bem patrocinado e dispõe de atores profissionais, veículos de comunicação em massa e ações de viralização na internet.
Outro aspecto de um ARG é que os jogadores não se conhecem muito bem, a não ser que você tenha o costume de participar de vários. Fora o fato de que o jogo tem prêmios e então todos estão lá com o intuito de competir. Pelo menos é o que se espera.


Alguns mestres mais ambiciosos podem inserir estratégias de Args em sua campanha mesmo sendo um rpg de mesa. O segredo é produzir conteúdo extra para seus jogadores, investindo no potencial que cada mídia nova pode trazer de benefício para o jogo. Mas para a imersão acontecer é importante que tudo seja criado como se fosse real:
Mande emails de ameaças e mensagens para cada jogador, crie comunidades das seitas secretas e organizações existentes no mundo, faça blogs sobre os assuntos pesquisados pelo grupo ou crie um twitter que servirá de diário para um NPC e no final de tudo isso preencha com mistérios e charadas.
Alguns sites podem servir como boas referências para isso, como o Argbr que atualiza em tempo real seus leitores com informações sobre os games que estão acontecendo no Brasil.
Se preferir explorar mais os Args para sua mesa de rpg então acesse um post especial chamado “Estratégias de Args para RPG” e descubra como isso pode ser bacana.
jogos 3663033838536186765

Postar um comentário

Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos