rpgvale
1599924783602205
Loading...

O Mentor ou o Velho Sábio no RPG

Em toda história, clássica, existem alguma figuras que passam pela vida da personagem e que vai ajudar em suas decisões mais difíceis na jo...


Em toda história, clássica, existem alguma figuras que passam pela vida da personagem e que vai ajudar em suas decisões mais difíceis na jornada que o transformará em um herói legítimo.  Ele muitas vezes surge como um guia, um mestre ou apenas como alguém em quem se espelhar. Na verdade "O Mentor" é aquele que vai ensinar  os ossos do ofício ao nosso aspirante a guerreiro/mago/clérigo. No RPG ele serve perfeitamente para familiarizar um grupo com o cenário e a história, mas para que isso ocorra é importante se atentar a algumas dicas. (vamos lá.)

O Background!
Isso, como a gente sempre defende no RPG Vale você deve estudar muito bem a função de cada NPC dentro do seu roteiro. Afinal um cara que tem tanta experiência para passar a diante não surgiu do nada no mundo. Provavelmente ele passou por uma jornada tão difícil quanto o grupo enfrenta, e muitas vezes é um herói aposentado, muito indignado com a perca de uma pessoa importante e por isso resolveu abandonar o ofício.  O lance é que uma vez herói, sempre herói. Então mesmo de longe o cara sente a obrigação de dar aquela mãozinha.


Um Mentor não entra na briga - Só em último caso.
Nem preciso de muita coisa para explicar isso, é só lembrar do "Mestre dos Magos". Ele surge principalmente para dar alguma dica, mostrar um caminho (supostamente) mais fácil ou impedir que a galera faça burrada, mas só entra no meio da pancada em último caso - quando a burrada está feita e o grupo não seguiu as orientações dadas. O único que nunca deu as caras foi o Zordon (que eu me lembre).
Nem sempre o Mentor é uma pessoa e nem sempre está vivo.
A gente sabe que o papel do mestre é ensinar, mas nem sempre isso precisa acontecer em vida. Alguns mentores passaram o conhecimento enquanto o garoto era indisciplinado e nem dava bola para essas coisas de defender o mundo da destruição. Mas isso não impede que ele vá relembrando aos poucos das sábias palavras de seu mestre. Há aqueles que são literalmente "Almas penadas" ou que tem o dom de materializar seu espírito em algum outro ser vivo, mesmo que seja um animal.

Com tudo isso em vista agora só falta você saber como inserir um Sábio nas aventuras do seu grupo. O bom do RPG é que você tem total liberdade para misturar e criar o seu Mentor, se não tiver idéia é só assistir um filme o cinema está cheio de personagens assim.
Dicas de mestre 4288005311514771587

Postar um comentário

Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos