rpgvale
1599924783602205
Loading...

Terra Devastada: primeiro RPG BRASILEIRO com temática zumbi!

Roubar, matar, morrer. Não há leis, não há paz. Em muitos casos, é matar ou morrer. Sabemos que eles são os mortos-vivos. Eles matam par...


Roubar, matar, morrer. Não há leis, não há paz. Em muitos casos, é matar ou morrer. Sabemos que eles são os mortos-vivos. Eles matam para se alimentar, é seu instinto. Nós matamos por medo, matamos para tentar sobreviver. Matamos nossa própria espécie por motivos racionais. Foi preciso que a humanidade quase toda morresse para que descobríssemos que nós somos os verdadeiros monstros.

Heya, aventureiros! Hoje venho apresentar a vocês um projeto do qual faço parte: Terra Devastada. O Terra Devastada, ou TD, é o primeiro RPG com temática zumbi feito de brasileiros para brasileiros! Isso mesmo!

Desenvolvido pela Casa de Plástico Game Design, com textos de Thiago Fernandes (autor de Sob uma Lua de Sangue, criador do Projeto Dungeon!, admin do World of Darkness BR), dentre outros colaboradores, Terra Devastada é um jogo sobre os horrores de um mundo invadido por zumbis. Aqui, o objetivo é sobreviver, nem que isso signifique matar a sua própria espécie, no melhor clima de The Walking Dead e dos filmes de Romero.

Mas nem só de morte vivem os protagonistas de TD. O jogo está bem completo e permite diversos estilos de narrativas, desde o horror de Romero, até a comédia de Zumbilândia.

“Não se sabe ao certo como ou quando tudo começou. A origem é um mistério. Tudo que se sabe é que os noticiários falavam sobre uma nova gripe, mais forte e mais contagiosa. Mas agora sabemos que não era uma gripe. Era algo bem pior. Em pouco menos de seis meses a terra foi completamente tomada pelas criaturas. Nossos amigos, parentes e conhecidos, foram convertidos em monstros famintos. Em mortos-vivos.”



Os zumbis de Terra Devastada são pútridos, aterradores, nauseantes. O seu único objetivo é consumir a maior quantidade de carne fresca possível. Seriam criaturas invencíveis se não fosse por sua irracionalidade e por seu único ponto fraco: o cérebro.

O sistema do jogo segue um conceito narrativo simples que deixa os jogadores muito a vontade para customizar seus personagens. Tudo se baseia apenas na criação de características, sem listas complicadas ou algo que possa dificultar a criação do personagem, o objetivo do sistema é justamente dar asas e não trilhos. A mecânica de resolução de conflitos é bem simples: Você rola uma determinada quantidade de d6 e tenta ter como resultado a maior quantidade de números pares possível. Cada número par equivale a 1 ponto de desempenho. O Narrador estabelece o número de sucessos a ser atingido (como na White Wolf). Você declara o seu objetivo, joga os dados, o narrador declara as conseqüências desse objetivo e pronto. Viu como é fácil?

Outra coisa que chega chamando bastante a atenção são os chamados Pontos de Horror, que representam os traumas psicológicos do personagem. Quanto mais você se envolver em cenas de horror, mais suscetível você está de se tornar uma pessoa moralmente decaída, perturbada, etc.Quantas mortes você precisa presenciar até que ela se torne algo banal?

Por outro lado, também há uma medida de convicção, representando a motivação do personagem. Mecanicamente, você gasta pontos de convicção para ganhar pontos extras de desempenho (sucessos). Mas para isso, é necessário gastar uma quantidade de pontos de convicção equivalente ao horror atual do personagem, ele literalmente tem que impor sua vontade ao horror que está sentido.

Resumindo: Terra Devastada é um RPG sobre horror psicológico, gore e muita violência. O clima aqui não é banal, não se trata de apenas matar zumbis. Se trata de enfrentar outros seres humanos que estarão tão desesperados quanto você. E aí... até onde você iria pela sobrevivência?

O jogo ainda não tem data final de lançamento e ainda está em desenvolvimento, então pode ser que a versão final contenha informações diferentes das que eu apresentei aqui. Mais notícias podem ser conferidas no blog oficial.

E pra facilitar a vida de vocês, deixo aqui o link pro download das regras básicas.

Nos vemos por aí,

Cheers!
Rpg 3302990869979901796

Postar um comentário

Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos