Sociedades secretas com Marcelo Del Debbio


Ordens ou sociedades secretas sempre foram bastantes discutidas em vários títulos de RPG, além disso são temas de games como Assassins Creed e dezenas de outros, mas enfim o que são e de ondem vem esses grupos de indivíduos que tanto instigam nossa imaginação?
Pra encontrar essa resposta @O_RPGista foi atrás de um dos maiores pesquisadores do tema no Brasil, o (bastante) conhecido Marcelo Del Debbio, autor do blog Teoria da Conspiração, que respondeu algumas perguntas para o RPG Vale.

Como você define uma sociedade secreta?
Qualquer grupo de pessoas que se reune com interesses em comum e cujos propósitos e membros nao sao revelados ao público. É muito importante diferenciar Sociedades Secretas de Sociedades Discretas, como a Maçonaria, que já foi Secreta e hoje é considerada Discreta.
Quais existem realmente e quais fazem parte do imaginário humano ?
Existem centenas de Ordens Secretas, de todos os tipos. Desde as comerciais, esotéricas, religiosas até sexuais (clubes de Swing, por exemplo). Pela definição de "Sociedade Secreta", qualquer grupo que deseja manter suas atividades em segredo pode ser considerada como tal.
Esse é um tema, que sempre despertou atenção no meio rpgista. Na sua opnião, qual o motivo da atração rpgista para este tema ?
Acredito que venha do conhecimento que está escondido além da sociedade comum. assim como temos em RPG Sociedades secretas fictícias de vampiros, anjos e demônios, na vida real temos Ordens magísticas e de pesquisa esotérica que detém conhecimentos que não podem ser abertos a qualquer pessoa, pois o nível de consciência da humanidade ainda está muito baixo.
E a dominação mundial, ainda é o motivo principal dessas sociedades ou apenas às existentes nos cenários RPGistas ?
Não existem ordens de dominação mundial. O mundo é um completo caos, não há ninguém no comando de nada, apenas milhares de grupos querendo puxar o poder para si mesmos.
Como algum leigo poderia conhecer mais a fundo tais sociedades, existe alguma literatura para isso ou é apenas sendo aceito por alguma delas?
Algumas Ordens Discretas sao portas de entrada para Ordens Secretas, que recrutam seus membros dentro delas: a Maçonaria e a Rosa cruz são exemplos disto. Ordens Invisíveis buscam seus membros entre as pessoas que se destacam dentro destas Ordens Discretas.

Bom é isso aí, agora se você ainda não conhece o trabalho do Del Debbio, corre pro blog do cara http://bit.ly/d6vOEJ 
Share on Google Plus

About Ale Santos

Storyteller, escritor de SCIFI,  Dark Fantasy e Designer de Narrativas para Board Games.  Um dos autores da Storytellers Brand'nFiction.  Editor do premiado blog RPG Vale, conhecido como @O_RPGista 
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 disqus:

Postar um comentário