rpgvale
1599924783602205
Loading...

O Segredo está nas Pericias

Quando estamos nos  mais variados universos, um elemento que compõem suas estruturas são as masmorras (Dungeons), repletas de criaturas ...


Quando estamos nos  mais variados universos, um elemento que compõem suas estruturas são as masmorras (Dungeons), repletas de criaturas poderosas e tesouros escondidos, mas existem outros elementos que também podemos encontrar nestes perigosos lugares, como enigmas,charadas ou até mesmo a geografia do lugar, sendo que estes  também podem se tornar um desafio para os jogadores.

Em muitas campanhas existe uma carência deste ultimo elemento, onde as aventuras se resumem apenas em entrar em masmorras e matar monstros, sendo que criar desafios onde o raciocínio é chave pode tornar as campanhas muito mais divertidas e até mesmo mais envolventes. Observando alguns elementos do rpg que podem ajudar nessa parte, percebi que uma rica fonte de idéias para a criação de enigmas esta nas pericias.
As pericias permitem ao jogador fazer movimentos ou estudos obtendo mais êxito em alguns momentos como abrir uma porta ou escalar uma parede muito alta, mas além disso podem ser usadas pelo mestre para criar desafios que vão além de um combate como no exemplo abaixo:

Suponhamos que um grupo de heróis( D&D 3.5) esteja em uma fortaleza abandonada e encontram um porta trancada,o ladino não tem exito em abri-la devido a sua complexibilidade e nem o guerreiro com sua força pode derruba-la ,o mago conclui que somente a chave poderá abri-la ,na busca pela chave os aventureiros se deparam com um lobo negro e que esta com a chave enroscada em seu pé , imediatamente o ranger e o guerreiro vão para cima do lobo ,mas seus ataques são inúteis por que o lobo é uma manifestação de um soldado da fortaleza que guardava a chave ,assim o paladino tenta usar seus poderes divinos que só conseguem assustar o animal,então vem a simples pergunta o que fazer?Então as perícias entram na jogada:

O mago poder usar a perícia Conhecimento Arcano e descobrir que a fortaleza é que esta prendendo a alma do soldado naquela forma;
Visto isso o ranger com a ajuda do ladino decidem fazer uma armadilha para o lobo;
O paladino percebe que seu poder não afeta a criatura ,mas pode ser usado para atrair a criatura para o caminho da armadilha;
O guerreiro ficara encarregado de pegar a chave do lobo;

Outro meio:

Podemos dizer que o lobo não é uma manifestação,ao invés do grupo ficar perseguindo a criatura para mata-la ,o ranger pode suar a perícia Adestrar Animais para tentar cativar o animal ,dando -lhe um alimento ou água ,assim o ranger pode adquirir seu companheiro animal ,com isso o mestre pode estar recompensando os jogadores por usarem suas habilidades de forma excepcional.

Portanto o desafio não está só em matar dragões ,mas sim em usar a criatividade para criar obstáculos de modo que a criatividade dos jogadores é que superaram o desafio e não apenas força alta ou muitas magias.Os enigmas não são feitos somente de textos antigos e portas trancadas,mas sim da imaginação do jogador de RPG.
Rpg 3024499104665433329
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos