rpgvale
1599924783602205
Loading...

Decisivo e Crítico #06 Aonde estão os negros nos games ?

Na semana da consiência negra, a nossa coluna vem levantar uma discussão um tanto polêmica: a existência (ou não) de peronagens negros nos ...


Na semana da consiência negra, a nossa coluna vem levantar uma discussão um tanto polêmica: a existência (ou não) de peronagens negros nos papéis principais dos games.
A minha idéia original era criar um post saudando os bons personagens afros existêntes em vários títulos famosos... aí parei para lembrar quais são eles. Bem tem o Eddy Gordo, de uma rica família brasileira, no jogo Tekken e os personagens Carl "CJ" Johnson (Grand Theft Auto: San Andreas) e Luiz Fernando Lopes (Grand Theft Auto: The Ballad of Gay Tony).

Então empaquei aí, puts... A verdade é que a atuação de negros nos games é crítica e inexpressiva, ao contrário de títulos de desenhos animados, seriados e Hqs, os games ainda parecem ser bastantes preconceituosos.


Há alguns meses o design chefe da Raven Software, Manveer Heir, fez a seguinte declaração:
“Quantas vezes jogamos como um fuzileiro espacial branco? Vez após outra e ao fazer isso, estamos apenas contando a mesma história repetidamente. Mas se quisermos começar a contar novas histórias, precisamos começar uma diversificação dos personagens, o que inclui sua etnia, para criar personagens mais profundos e atraentes em vez do arquétipo do homem comum. Não é sobre ser justo, é sobre trazer algo novo para a arte. Há um grande número de crianças hispânicas e negras jogando videogames, proporcionalmente mais do que as crianças brancas, porém eles não estão entrando para a indústria porque eles não se vêem dentro dos games.”
Esse tipo de preconceito, social, é tão sutil, que acaba passando despercebido pela maioria da população, estamos acostumados com heróis arianos. A própria história brasileira mostra como nossos heróis negros são ocultados pelo sistema educacional vigente nas escolas públicas. Ainda bem, que (fora os games) ainda existem bons personagens negros (como citado acima) em várias outras histórias onde esse povo não é taxado por estereótipos. Pra comemorar a semana da Consciência negra vamos citá-los aqui no RPG Vale.
jogos 8253557820892131389

Postar um comentário

Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos