rpgvale
1599924783602205
Loading...

Planejamento definitivo para NPC´s e seus níveis de criação

Quando criamos um roteiro de rpg, ou de qualquer game, cada elemento deve ser minuciosamente pensado para os jogadores não encontrarem as...


Quando criamos um roteiro de rpg, ou de qualquer game, cada elemento deve ser minuciosamente pensado para os jogadores não encontrarem as brechas, que podem destruir a sua aventura ou acabar com a diversão de todos.Embora seja possível se divertir no RPG, sem se preocupar muito com eles os Non-player Character, NPC´s ou persoganes não jogadores, tem papéis muitas vezes cruciais para uma aventura e isso se torna maior ainda dependendo do estilo de aventura que seu grupo escolheu.

Uma aventura investigativa, por exemplo, necessita de NPC´s com backgrounds complexos, principalmente aqueles que são o foco da investigação, aliás nesse gênero de aventuras, quanto mais interessante for o background, mais interessante fica a aventura.
Nós já falamos um pouco sobre backgrounds para NPcs aqui então se você ainda tem certa dificuldade com isso dê uma lida, acredito que vai ajudar. Há aqueles, que tem certa facilidade para criar seus NPC´s, mas sua dificuldade é com o nível de poderes de cada um deles, então creio que deva ler esse outro artigo aqui.
Agora planejar um personagem "não jogador" é mais do que pensar no nível de poderes e suas histórias. É, na verdade, pensar na importância da sua existência para a aventura e/ou campanha. Para isso separei em alguns níveis de importância para você entender melhor:

Existem aqueles que passam por todos despercebidos e que são altamente descartados como figurantes, esses não precisam de muita dedicação e inclusive pode produzir uma ficha padrão para todos. Esse é o primeiro nível, os NPC´s padrões.

Outro nível de NPC´s são aqueles que tem uma importância intermediária, eu os chamo de NPC´s Regulares. Geralmente desempenham papéis como mensageiros, policiais, soldados ou guerreiros de média ou baixa patente, parentes mais próximos ou amigos íntimos de uma personagem importante ou de um jogador. Eles podem ser equiparados com os personagens coadjuvantes de filmes. Embora estejam em segundo plano, existe a possibilidade de que em um momento futuro retornem ao roteiro para desempenhar um papel mais expressivo na história.

O terceiro nível são os NPC´s primários ou elementais, eles são os principais personagens não jogadores existêntes no seu roteiro. Os vilões, mentores, mestres, aliados, chefes de tribos ou magos que orientam o grupo. São os que você deve passar mais tempo para desenvolver e isso inclui, principalmente, os momentos da história em que sua aparição fará grandes diferenças. Pense no tempo e na batalha, cenários e etc... esses personagens merecem uma atenção especial, pois eles serão responsáveis pelo rítimo da sua aventura.

Esses são os 3 tipos de NPC´s básicos para a sua aventura, mas ainda existe um que eu gosto muito e sempre utilizo em minhas campanhas: Os NPC´s Underground.
Eles geralmente existem para causar medo nos jogadores e muitas vezes passam várias temporadas existindo apenas na mente deles. Sua atuação é essencialmente através de influências e política. Alguns exemplos desse tipo de NPC´s é o Sauron do Lord Of The Rings, mas também existem outros como o Bicho papão, da segunda temporada de Heroes. Assim como os NPC´s primários ou elementais eles requerem um dedicação própria, mas a diferença está no fato de que um Underground precisa de motivos fortes para sua existência ou se tornam simples oponentes.
Dicas de mestre 3115506510589586544
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos