rpgvale
1599924783602205
Loading...

Game Designer X RPG, com Vince Vader

Game Design é um assunto que muitos #rpgistas adoram, ainda mais porque é muito comum em nosso meio criarmos nossos sistemas e adaptarm...


Game Design é um assunto que muitos #rpgistas adoram, ainda mais porque é muito comum em nosso meio criarmos nossos sistemas e adaptarmos mecânicas de outros jogos já existentes, mas ainda existem mitos e dúvidas quando se fala de RPG X Game Design... por isso @O_RPGista foi atrás de uma entrevista com um dos caras mais fodas desse meio no Brasil.
Vicente Martin Mastrocola, o Vince Vader, publicitário, game designer, professor de Criação Digital/Computação Gráfica da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Gaming Concepts na Miami Ad School.

Vince trabalha com mídias digitais desde 1997 e desde então realizou projetos de internet/jogos para diversas empresas. Isso inclui até a produção dos tão famosos #Args, mas chega de enrolação vamos as perguntas.




@O_rpgista - Basicamente o que é Game design? existem variações nessa definição?

@O_rpgista - Dentro do desenvolvimento do game quais outros tipos de profissionais podem existir?

Respondendo a 1 e a 2; Design é metade do Game Design. Um jogo usa diferentes designs na sua concepção: design instrucional, de objetos, de formas, de som, etc.
Um jogo pode surgir da figura de um game designer ou de uma equipe de game designers ou ele pode ser um jogo popular/folclórico que surgiu da cultura de um povo. Nos games usamos signos que representam a realidade daquele ambiente. O jogo Mario Bros usa moedas, nuvens, cogumelos e tartarugas como signos para compor a significância daquele ambiente.
Design é o processo pelo qual o designer cria um contexto para ser descoberto por um participante, de onde o significado emerge.

Segundo Katie Salen e Eric Zimmerman “Um jogo é um sistema no qual jogadores (players) travam um conflito artificial definido por regras, que resultam em um objetivo final” e os mesmos autores definem Game Design como “O processo pelo qual um game designer cria um jogo, para ser usado por um jogador, de onde o jogar significativo surge”. Um game designer não cria tecnologias, ele cria experiências.
SALEN, Katie. ZIMMERMAN, Eric. Rules of Play. EUA


@O_rpgista - Qual são as etapas ou os processos para a criação de um game? Isso muda entre um jogo simples ou mais complexo?

Basicamente seguem um mesmo processo: Ideia; protótipo; teste; refinamento e publicação.


@O_rpgista - Hoje você já desenvolveu vários jogos para empresas grandes. Ser um RPGista fez alguma diferença na sua carreira ?
Com certeza. Para a parte de criação de roteiro é essencial.


@O_rpgista - No universo RPGista, muitos mestres se aventuram na criação de sistemas próprios. O que eles precisam para se tornarem game designers?

Referência é tudo. Leia muito, jogue de tudo, veja filmes, leia quadrinhos. Como vc vai recombinar esse repertório é o que vai fazer diferença.


@O_rpgista - Existe futuro para quem quer desenvolver jogos no Brasil? Quais caminhos se mostram mais prósperos para essa profissão?

Hoje vemos um horizonte para jogos promocionais, de treinamento e advergames. Desenvolvimento para consoles ainda está sendo um sonho distante.

Bem é isso, acredito que dê para abrir a cabeça de muita gente e pelo menos dar uma direção nas mentes curiosas. Para conhecerem mais do Vince e do seu trabalho podem acessar o blog aonde ele posta sobre várias referências de games #foda  http://bit.ly/9tQcpd
Entrevistas 344021207965356612
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos