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Dicas de Mestre - Enfrentando o Desafio Final

Após longas jornadas pelo mundo ,enfrentando as mais diversas criaturas ,salvando pessoas ou matando-as ,ganhando fama e inimigos ,seja tud...


Após longas jornadas pelo mundo ,enfrentando as mais diversas criaturas ,salvando pessoas ou matando-as ,ganhando fama e inimigos ,seja tudo isso na luta pelo bem ou não chega-se a um ponto em que falta apenas um lugar para ir e uma pessoa para enfrentar e que se vencer ela sua jornada terá acabado ,objetivos serão alcançados,mas seria necessariamente ter que ser assim?

É muito comum em campanhas sejam elas grandes ou curtas no qual seu final se encerra em um a luta épica contra um grande que é capaz destruir o mundo ,enquanto existem outras formas de encerrar a campanhas talvez de um jeito que até possa chamar mais a atenção dos jogadores.Abaixo estão algumas dicas que podem estar complementando  as campanhas permitindo um final diferente:

Os Grandes Males
Porque não colocar os grandes inimigos?Afinal é um grupo de heróis que ira salvar o mundo por que não um grupo de vilões que desejam destrui-lo?Esse tipo de abordagem é bom comum de ser vista em HQs e alguns desenhos ,mas difícil de se vista em campanhas de rpg  medieval ,muitas vezes aparecem alguns grupos ,mas eles não são o grande mal  passando apenas de servos de alguém mais poderoso,portando esta é uma forma diferente de encerrar a campanha .O grupo de heróis após muitas batalhas descobrira que o mal na verdade é um grupo de pessoas que como eles são dotados de fortes poderes e aliados,isso permite a um mestre poder criar encontros entre eles durante toda a campanha e até possbilitar aos heróis a se uniram a eles ,podendo gerar o clima de traição entre eles e desconfiança ,deixando um clímax a mais no final da campanha.

Mistérios
A Campanha necessariamente não precisa acabar com uma luta ,pode ser encerrada com a captura de algum ser ou adquirição de alguma relíquia.Normalmente este tipo de campanha serve como gancho para outra campanha que levara os jogadores a novos lugares e novos desafios ,mas se a campanha tiver este tipo de ideia como objetivo principal ,o mestre pode criar uma trama acompanhada de muitos mistérios e enigmas ,onde a resposta será um misterioso item ,assim o mestre poderá gerar um ambiente onde a historia dos personagens interfira de forma mais intensa a campanha já que ele terá muitos motivos para estar realizando esta busca.


Inimigos Inteligentes
Muitos dados de vida ,muitos itens mágicos e muito poder e no final uma espada longa cravada no peito ,este é o destino de inimigos cheios de poder que não sabem utiliza-lo corretamente ,as vezes na busca de criar um grande desafio abusa-se dos poderes criando os famosos inimigos Overpower ,mas que com tudo isso é morto da forma mais comum batendo até zerar seus pontos de vida.O bom inimigo não precisa possuir muitos poderes ,apenas precisa saber usa-los de forma estratégica e inteligente sendo isto um grande sinal de poder ,assim temos um inimigo que com seus poderes pode derrotar a todos facilmente por saber utiliza los das formas mais inimagináveis ,criando um novo tipo de desafio onde o raciocino devera ser utilizado para derrota-lo.

Existem muitas outras formas cabe a você escolher qual se aplica melhor a sua campanha.
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