rpgvale
1599924783602205
Loading...

Desvendando as referências de Spawn, o soldado do inferno

O Spawn obra de Tod Mcarfalane é uma dessas HQs cheia de signos que escondem argumentos relativos a cultura cristã e seus ensinamentos....



O Spawn obra de Tod Mcarfalane é uma dessas HQs cheia de signos que escondem argumentos relativos a cultura cristã e seus ensinamentos. Alguns desses argumentos fazem uma analogia com a obra de Dante Alighieri e onde mais se pode notar sobre isso é na descrição de todas orlas do inferno em que o personagem da HQs viaja.

Os traços e os desenhos também fazem referência exata em uma rede semântica com a descrição que é dada na Divina comédia.Segundo Calazans nossa visão periférica,enquanto observamos cada quadro e balões de texto, capta todo ambiente gráfico e acabamos absorvendo inconscientemente o discurso proposto pelo autor. Além dos variados tipos de signos visuais existem também os códigos que dispostos de forma pré-definida podem armazenar todo um discurso deliberativo que na história em questão pode nos revelar também entre outras coisas, analogias com obra de Dante.


O título da Hq de número oito é “No paraíso”, uma ironia já que a história se passa no inferno.A linguagem cinematográfica é vista na escolha dos planos das cenas. Geralmente começam e plano geral e vai aproximando no deccorrer da cena, chegando até um close, para enfatizar as emoções dos personagens atuantes.. O roteiro segue uma linha de mistério, aumentando a curiosidade do leitor, como Calazans descreve a forma Poética de Aristóteles(pg 80) e o personagens Spawn sempre aparece envolto a escuridão, sangue e elementos que confundem-se nos quadros dando uma impressão de distorção da realidade.

O a história começa em um cenário escuro e com umas encubadoras que parecem brotar de cascos de arvores em um tipo de floresta sombria. A mesma que Dante se encontrava na chegada do inferno e que pode ser apresentada nesses versos de sua obra: “ Da nossa vida, em meio da jornada, Achei-me em uma selva tenebrosa, tendo perdido a verdadeira estrada”. Dante passou a noite nesta floresta ate subir a colina e chegar a porta do inferno. O mesmo acontecem com os personagens na Hqs (Pág. 11).


Uma personagem descreve o inferno como um monte de esferas , uma dentro da outra. No mesmo modelo descrito por Dante e que mostraremos ao longo da pesquisa. O lugar em que eles paracem estar pode ser comparado ao limbo descrito por Dante, onde ficam as almas que não foram batizadas.
No Livro existe um guia para Dante, é Virgílio poeta assim como ele, e na HQ há um guia para Billy Kincaid é Violador outro demônio como ele. Eles começam a subir juntos uma torre que parece passar por todos os círculos do inferno, a partir do segundo. O que reforça a hipótese de que onde eles estavam desde o princípio da história seja o limbo. Então a estrutura dos infernos é apresentada com 9 esferas, relativamente idênticas a de Dante.

O demônio fala sobre a segunda esfera como um lugar onde as pessoas servem de casaco para camarões.(pag19). O casaco de pele de animal é um “índice” de Luxúria, o pecado que leva ao segundo circulo descrito por Dante e comprovado em seu versos do canto V: “ De luxúria fez tantas demasias que em lei dispôs ser lícito e agradável...” (se referindo a uma alma que vagava por lá.
O Canto VI fala sobre o circulo onde ficam os gulosos e que Violador apresenta para Kincaid falando do castigo imposto a quem vive por lá. “Ser fatiado e servido em uma torta faz a cabeça de muita gente”. A comida já é um grande índice desse inferno com relação ao descrito na Divina comédia.


Na quartra esfera segundo Violador, as almas servem de combustível, um índice de que elas são queimadas por lá. Esse é um ponto em que a descrição de Tod mcfarlane descorda da Divina comédia em que os que vivem nessa esfera (avarentos) são obrigados a empurrar pesos grandes com o peito e ficarem se ofendendo.A quinta esfera dos que cometem heresias é outro ponto que não concorda com o inferno de Spawn, segundo Violador é onde vivem umas Metas-lulas, e onde as pessoas servem de “carreirinhas” para elas. Na sexta esfera da HQ as pessoas cantam em uma gaiola eletrificada, mais uma adaptação do inferno feito por Tod.

Já a sétima que Violador Chama de Erebus que segundo a Teogonia é a personificação da escuridão. O demônio demonstra que é um dos piores infernos,e que ninguém viu por dentro e diz que é um lugar para terríveis criaturas. Isso pode ser entendido como um índice para o inferno das pessoas violentas descrito no canto XI, também como um dos piores infernos e que tem os piores castigos, entretanto esse nome que foi dado por Tod não é apresentado no livro de Dante.

O Oitavo circulo descrito na obra de Dante é o que se chama de Malebolge, nos primeiros versos do canto XVIII :“TEM o inferno.” de rocha construido,; de férrea cor, d emuro igual cercado; um lugar:Malebolge o nome havido.Violador também apresenta para Kincaid como “Oitava esfera ou malebolge”
Na Hq eles ficam nessa esfera e não comentam sobre a ultima que segundo Dante é onde reina Lúcifer.

Isso foi um resumo de uma iniciação científica que eu fiz para a faculdade, quem quiser saber um pouco mais deixe seu comentário ou entre em contato pelo nosso formulário. abs
Nerd 2737988338610516974
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos