rpgvale
1599924783602205
Loading...

Mais realidade no seu rpg - estratégias de ARG´s

Nem toda sessão de rpg precisa se limitar a mesa, alguns truques podem fazer seus jogadores entrarem no personagem, mesmo antes de começa...


Nem toda sessão de rpg precisa se limitar a mesa, alguns truques podem fazer seus jogadores entrarem no personagem, mesmo antes de começar a aventura.

Há algum tempo rola um tipo de jogo conhecido como ARG´s, os alternate reality game, que para mim não deixa de ser um novo estilo de RPG com uma pitada de marketing, mas que, literalmente, é um um tipo de jogo eletrônico que combina as situações de jogo com a realidade, recorrendo às mídias do mundo real, de modo a fornecer aos jogadores uma experiência interativa.

Analisando um pouco de algumas ações em ARG´s famosos vamos propor algumas ações para mestres de plantão transformarem seus mundos de campanha em verdadeiras realidades alternativas.


Ações por email


A forma mais habitual de se comunicar e também a mais interessante se pensarmos que nem todos tem tempo vago para ficar em mensageiros como o msn.
Você pode utiliza-lo para enviar mensagens de NPCs para determinados jogadores, mensagens secretas, mapas, informações privilegiadas e (por que não) ameaças. Claro que em tempos medievais e históricos o email não existia, mas você pode sugerir que ele simbolize uma mensagem entregue por um arauto ou coisa do gênero. De repente uma mensagem no início do email:
"Sir Donavan acaba de sair do palácio e antes de viajar pediu que trouxesse a você uma mensagem importante, por favor não diga a ninguém que a recebeu..."
Não use o seu email pessoal para isso, crie um para as mensagens do grupo, para que todos não tenham problema em identifica-lo. Em cenários mais modernos seria interessante até criar um para cada NPC, assim a imersão no jogo é bem maior.
Ações no Orkut, Twitter, Facebook e etc

Uma comunidade do orkut pode ser utilizada de forma bem direta. Existe alguma seita, ordem ou classe no jogo com suas regras e dogmas secretos? Pois bem crie uma comunidade privada e coloque tudo lá, assim a medida que os jogadores conseguirem acesso na sessão a essa comunidade você libera o acesso à real comunidade no site e então desfrutaram de todo o conhecimento secreto que terão nas próximas aventuras.

Se a comunidade é aberta e as informações não são restritas eu sugiro que crie um blog, simples e com postagens diretas você pode passar para seu grupo todas as regras e informações pertinentes no blog.
Não esqueça das Easter Eggs


Claro, nenhum mistério pode nascer sem elas. Sua tradução é ovo de páscoa, por conta da surpresa que ele trás e é isso mesmo que é uma esater egg, algo oculto em algum lugar. Existem por aí algumas clássicas como as do Windows e do Word, mas não precisamos ir tão fundo nesse post.

Esconda mensagens dentro de outras utilizando as primeiras sílabas em maiúscula de uma frase, troque os nomes por anagramas, esconda frases no código html do email ou do blog como uma metatag. Se você for bom no photoshop crie algumas imagens escondidas em mapas ou outras figuras.

As vezes nem precisa criar a sua, use uma já existente como as mensagens de músicas invertidas e mude o sentido delas para adaptar a sua história, mas não se esqueça nunca dificulte, nem facilite muito, isso pode fazer os personagens terem dificuldades para imergirem no contexto e todos os seus esforços serão perdidos.
Lembre-se que o objetivo de tudo isso é fazer o grupo se sentir dentro do mundo e não desafiá-los a um enigma insuportável.
Outros métodos podem ser adaptados ao mundo do RPG, mas falar de todos eles estenderia (ainda mais) este post, então é melhor me conter por aqui e espero ter ajudado.
Rpg 3091065049017027413
Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos