Enterrando seu personagem

Uma campanha bem feita é sempre motivo de orgulho para grupos de RPG. Os jogadores acabam desenvolvendo personagens bacanas e que vivem tantas coisas que enriquecem cada vez mais o seu background.
Como nem tudo na vida são flores em uma campanha não tem por que ser diferente, enfrentamos muitos perigos e estamos fadados a uma hora ou outra encararmos uma aventura mortal. Até parece simples imaginar que enfrentaremos uma besta, mas e quando nosso personagem não dá conta do oponente e morre?

Aí começa sempre um dilema, tanto para o mestre quanto para o jogador. Primeiro por que há sempre um desanimo quando aquele herói nível 10 morre e você pensa e tudo que passou para chegar até alí. Então o mestre, prevendo isso, faz algumas alterações nos acontecimentos e dá aqueles "bois"' para que o jogador continue animado com a aventura.


Acredito que quando chega a hora a melhor coisa que temos que fazer é não enrolar, afinal a morte chegou e ficar disfarçando isso pode causar um desconforto nos outros jogadores a respeito o mestre. A melhor coisa a se fazer é tentar deixar a situação o menos traumática possível.

Para isso é sempre bom que os jogadores conheçam seu estilo de narrador e entendam que seus atos impensados terão graves consequências. Mostre isso em cada uma das ações, se eles perceberem que é sério vão evitar ao máximo serem imprudentes.
Alguns sistemas tem aprimoramentos e vantagens que permite também ao mestre sugerir aos jogadores quando eles cometem erros graves, isso é muito indicado para os players mais novos.

Por fim, como sempre falamos aqui, deixe tudo bem claro e jogue limpo com o seu grupo, uma boa conversa evita problemas, mas isso não vai evitar o choro de jogadores como @bellenha que disse em seu twitter: Cry. Em todo caso concordo com @llipesoares: Faça um velório adequado, digno de Avatar, e prossiga!
Share on Google Plus

About Ale Santos

Storyteller, escritor de SCIFI,  Dark Fantasy e Designer de Narrativas para Board Games.  Um dos autores da Storytellers Brand'nFiction.  Editor do premiado blog RPG Vale, conhecido como @O_RPGista 
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 disqus:

Postar um comentário