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Tirando as tripas para causar medo

"O terror mudou e as histórias ganharam muito mais sangue e menos suspense que antigamente." Basta ver os filmes e seriados m...



"O terror mudou e as histórias ganharam muito mais sangue e menos suspense que antigamente."
Basta ver os filmes e seriados modernos e presenciará cenas escatológicas e senguinolentas produzidas para causar medo nas pessoas, o filme "Jogos mortais" é um exemplo certeiro disso.
O problema é que os roteiros passaram a ser bem menos trabalhados. Acredito que quando assistimos cenas em que corpos são dilacerados, nosso inconsciente identifica aquilo e cria uma aversão natural gerando o tal medo que estamos falando, em mentes mais pevertidas as reações podem ser diversas.

Enquanto isso as boas histórias investigativas e com o horror clássico estão cada vez mais escassas. Posso citar alguns filmes atuais como o "Atividade paranormal" e alguns seriados (mais fantasiosos) como o Supernatural, que me atraem por não focarem nesse contexto sanguinário.

O maior impacto disso no RPG é que cada vez mais grupos tem dificuldades aparentes em manter a imersão dos jogadores em um cenário de terror. Acredito que o segredo para isso é criar um background bacana com lendas, personagens, histórias e fatos marcantes que podem servir para linkar as histórias e dar aquele toque sutil e importante para criar um suspense.

Pode parecer complexo de Tolkien, mas quanto mais profundo e enraizado for o cenário e quanto mais o mestre tiver domínio sobre ele, melhor serão suas aventuras. se você ainda não sentir firmeza em criar cenários assim, uma boa dica é fazer adaptações de filmes. Quem saber como, confira nossas dicas para criar adaptações, clique aqui.
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