rpgvale
1599924783602205
Loading...

Pontos Heróicos para o sistema D20

Por Djalma Neto, Ladino, Mestre e jogador de RPG há 8 anos. Os aventureiros sobem a torre do vilão numa corrida desesperada. Ch...


Por Djalma Neto, Ladino, Mestre e jogador de RPG há 8 anos.

Os aventureiros sobem a torre do vilão numa corrida desesperada. Chegando lá, eles vêem o inimigo usando a princesa como escudo humano. Acima dele, há um sino de ouro e a corda usada para as badaladas está ao lado da escada que os heróis usaram. Enquanto o ladino lança uma adaga na direção da corda, o guerreiro se joga em direção ao inimigo, bem a tempo de puxar a princesa das mãos dele e prendê-lo em seu próprio covil.

Pontos heróicos são pontos que podem ser usado pelo jogador para tentar realizar jogadas “quase impossíveis” ou simplesmente “heróicas”, como na situação descrita acima.
PH’s tem efeitos variados, à escolha do mestre, mas geralmente envolvem uma ação extra de um personagem, um bônus em uma perícia, rolar um dado novamente ou um acerto automático (não crítico).
Cada personagem tem direito a metade do seu nível PH’s (mínimo 1, arredondado pra baixo), e só estes só podem ser usados uma vez por dia.
Obter um ponto heróico é fácil: basta que um oponente role um 1 natural (erro crítico) numa rolagem de ataque. Se o jogador rolar um erro crítico, perderá 1 PH. Apenas 1 PH pode ser obtido/perdido por dia.
NPCs com níveis de classe terão metade do seu NEP (Nível Efetivo de Personagem) como Pontos Heróicos e podem usar da mesma forma que os aventureiros. É necessário Inteligência maior que 3 para possuir PH’s.
Uma Ação Heróica pode ser cortada por outro PH, ou seja, se um jogador usar um PH e o NPC também o fizer, as jogadas se anulam.
Usar um PH é uma ação livre, pode ser feita durante a ação de outro personagem, e não modifica os valores de Iniciativa. A menos que a descrição diga o contrário, o jogador deve declarar o uso de uma Ação Heróica antes de rolar os dados.
No exemplo acima, enquanto o guerreiro usava uma ação de movimento, o ladino gastou um PH e realizou uma jogada de ataque contra a corda. Após a Ação Heróica o guerreiro voltou a seu turno e, gastando sua ação padrão, puxou a princesa dos braços do vilão, salvando assim a sua vida e evitando um combate perigoso.

[Novo Talento] Pontos Heróicos Extra
Pré-requesito: Nenhum;
Benefício: O jogador recebe 3 PH’s adicionais a seu máximo de PH’s.
Normal: O jogador tem apenas metade do nível de personagem como número de PH’s.

[Novo Talento] Heroísmo Nato
Pré-requisito: Car 13, BBA +1;
Benefício: O jogador tem direito a uma utilização extra dos PH’s por dia.
Normal: O jogador pode apenas fazer uma Ação Heróica por dia.
Especial: Este Talento pode ser obtido várias vezes, cada vez que é obtido, acrescenta um ao total de utilizações diárias dos PH’s.
Obs.: Este Talento pode ser obtido o número de vezes igual ao modificador de Carisma do personagem.

Mais exemplos de Ações Heróicas

· Usar uma ação padrão fora do seu turno;
· Causar um acerto automático (não crítico);
· Ao rolar um 20 natural, confirmar o crítico automaticamente;
· Receber um bônus de +20 (varia conforme o mestre) numa perícia;
· Usar uma perícia “Apenas Treinado”;
· “Escolher 10” num teste de perícia durante um combate;
· Rolar um dado qualquer novamente;
· Exigir que o mestre role um dado novamente (como o ataque de um monstro);
· Cancelar o uso de um Ponto Heróico do oponente (deve ser declarado no momento que o mestre avisar que está realizando uma Ação Heróica);
· Passar de -9 para -10 (morto) PVs em 1d4+1 rodadas ao invés de 1;
· Ignorar componentes Verbais, Gestuais ou Materiais de uma magia;
· Usar a habilidade Ataque Furtivo em criaturas imunes a crítico (apenas uma utilização);
· E por aí vai, conforme a imaginação dos jogadores e da paciência do mestre...

Nota: Apesar de ter ficado muito parecido com os Action Points da 4E, os Pontos Heróicos dão uma variedade maior pros jogadores, e parece melhorar um pouco o sistema interativo dentro do combate.
Espero que gostem do material!
Abraços,
Sistemas 9008740835035773394

Postar um comentário

Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos