rpgvale
1599924783602205
Loading...

Narrando uma história sem fim

Muitos mestres entendem campanha como uma sucessão de aventuras e de certo ponto de vista pode ser mesmo, mas quando não planejamos essa se...


Muitos mestres entendem campanha como uma sucessão de aventuras e de certo ponto de vista pode ser mesmo, mas quando não planejamos essa sequência toda pode se perder e deixar tudo muito chato.

Assim como um seriado de TV, como Heroes pode se perder em suas temporadas uma campanha também pode entrar para o buraco dependendo da direção que o mestre dá.

Se você pretende começar uma longa jornada é preciso ter em mente o que você quer dela no futuro. Qual vai ser o maior desafio, vilão e o desfecho final. Tendo isso em vista é só fracionar a história em pequenas outras histórias que vão levar até ela.
Então tudo segue como pensado e o grupo consegue salvar o mundo do maior mal que poderia ter assolado a humanidade e agora?

Recomeçar é sempre um problema, pois agora os personagens estão em níveis avançados e poderosos, tem certa influência e construir um vilão à altura vai transformar sua campanha em um filme do Dragon Ball Z.

Então você precisa encontrar um belo gancho para isso não acontecer, geralmente durante as aventuras os personagens acabam se tornando amigos, membros ou conhecidos de vários NPCs que agem de forma estranhas. Utilize alguns destes para iniciar a segunda fase da jornada.
O importante é você não deixar o desfecho final chegar para começar a pensar na sequência, quando perceber que o fim está próximo já faça um breve roteiro do que virá depois e vá inserindo em quantidades minúsculas indícios disso nas aventuras.
Faça os personagens fazer o que você quer, não impondo ou sendo autoritário, mas cria uma história que leve eles a cometer um erro quando enfrentarem o vilão... isso será culminante para um bom começo da nova campanha. Um exemplo clássico é o seriado "Supernatural", quando Sam enfrenta um demônio, abre portão para mais centenas.
Se os poderes de cada jogadore estão altos, mude o vilão para que estes não sejam aproveitados. Magia serve contra a maioria dos casos, então crie um vilão com poderes psíquicos e bloqueie magia ou mande-os para um cenário diferente, uma parte nunca explorada do planeta ou simplesmente um templo onde as coisas são diferentes. Surpreenda a todos com bons roteiros e sua campanha nunca vai cair na mesmice.
Ao final de uma jornada mantenha o foco nesse ciclo para iniciar uma outra e mais outra e assim narrar uma história sem fim até onde seu grupo imaginar.
Rpg 3461767487870787639

Postar um comentário

Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos