rpgvale
1599924783602205
Loading...

Além de uma simples Ficção Científica #Parte 4 Subgeneros da Scifi

Após descobrirmos os primórdios da Ficção científica , conhecer os maiores gênios literários e suas obras e entendermos a moderna scifi ,...


Após descobrirmos os primórdios da Ficção científica, conhecer os maiores gênios literários e suas obras e entendermos a moderna scifi, vamos fechar a nossa série falando de algumas ramificações deste gênero.

Essas divisões foram criadas muitas vezes por críticos e também departamentos de marketing ligados ao cinema. Algumas obras não podem ser categorizadas em uma ou outra por ainda ser uma classificação subjetiva, mas podemos identificar algumas bem habituais aos RPGistas.

A Alta Ficção Científica (Hard SF) é caracterizada pela fidelidade intensiva com as ciências quantitativas como a matemática, física e química ou pela descrição minuciosa de mundos e tecnologias tornando-as quase real.

A baixa Ficção ou ficção social (Soft SF e social SF) tende a utilizar mais as ciências humanas como psicologia e sociologia. A Emoção e os questionamentos do caráter humano são bem visíveis nesse tipo de literatura.

O Cyberpunk é bem conhecido entre nerds e habita os mundos do RPG. vem da mistura de Cybernética e Punk e foi nomeado assim em 1980 com a obra "Cyberpunk" de Bruce B. Geralmente aborda temas como tecnologias da informação, internet e hackers.

A Viagem ao tempo é clássica e tem como obra mais famosa a "Maquina do Tempo" de H. G. Wells.

Outro gênero bem rotineiro é a História ou mundo alternativo sempre seguindo o argumento de que alguma alteração de um pequeno fator faria com que os acontecimentos famosos acontecessem diferentes.

A Ficção apocalíptica é aquela que prevê o final da humanidade, que é bastante retratada hoje em dia em alguns filmes.

Space opera ou opera espacial é o termo que se tornou muito famoso com o Star Wars e é caracterizado por aventuras de scifi vivídos e planetas distantes e com muito heroismo.

Ainda podemos citar vários outros subgeneros como os Superhumanos, Ficção Militar, Steampunk, ficção de Horror e etc.

Por um lado quase tudo que criamos e não existe pode ser Scifi, mas assim não teria um valor erudito muito grande, ainda mais pois como vimos a ficção é um gênero que ultrapassa a literatura e invade os campos políticos e de diversas áreas da humanidade. O importante é conhecer e entender seus princípios para aplicá-los em suas histórias, com isso definir um metaplop para sua campanha ficará bem mais fácil.
SCIFI 3566775062068709101

Postar um comentário

Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos