rpgvale
1599924783602205
Loading...

A procura da referência esquecida

Por mais que não gostem ou não acreditem as evoluções tecnológicas foram um divisor de águas para muitos jovens e crianças criando um novo p...

Por mais que não gostem ou não acreditem as evoluções tecnológicas foram um divisor de águas para muitos jovens e crianças criando um novo perfil de RPGista.



Lembro-me bem, dos tempos em que um mestre pegavam suas revistas com dicas de sistemas e personagens, sentava em uma mesa ou em sua cama e passava algumas horas pensando em sua aventura. Este é o que posso chamar de "Rpgista Clássico".

Até eu, passava horas todo os dias da semana mergulhados em uma enciclopédia retirando os pontos mais interessantes da história ou geografia de um país para enriquecer meus roteiros. Quem tinha mais facilidade para ilustrações usava seu tempo criando mapas e desenhando os personagens principais do jogo.


As referências eram talvez não tão ricas quanto as de hoje, mas nosso aprofundamento no assunto era bem maior. Livros, revistas, músicas, filmes ou qualquer coisa que podia ser referência era muito bem estudada.

Com todas facilidades do advento da internet e mesmo a facilidade de obter informação isto parece ter se perdido um pouco (na verdade acho que muito).

Encontramos muitos jovens e crianças que se autodenominam RPGistas e que na verdade são players de MMORPG - não estamos aqui para questionar se são ou não, mas percebe-se que o envolvimento diminuiu.

O RPG é uma forte ferramenta de desenvolvimento da curiosidade e do hábito de ler por esta cultura que ele tinha muito forte de ser necessário embasar suas campanhas.

Hoje tem tudo na web, aventuras, mapas , personagens, adaptações e tudo oq ue for necessário para qualquer um montar um grupo. Por um lado isso é importante para a divulgação do hobbye. Este novo perfil de Cyber RPGistas, rpgistas de lan house, acabam ncorporando aqueles que ainda jogam os sistemas de mesa ou de folha e os hábitos já não são os mesmos. Eu ainda procuro para meu grupo jogadores que gostem de estudar as aventuras, mas será que isso ainda é tão importante? O que acham?
Rpg 6878594068777221057

Postar um comentário

Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos