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Músicas em harmonia com o RPG

Muitos são os trunfos de mestres para envolver seus jogadores. Há quem goste de produzir um bom background para suas campanhas e goste de na...

Muitos são os trunfos de mestres para envolver seus jogadores. Há quem goste de produzir um bom background para suas campanhas e goste de narrar todos os detalhes importantes do seu mundo, o que inclui produção de mapas (até maquetes 3d) e desenhos dos símbolos existentes na aventura.



Dentre esses mecanismos que desenvolvemos para dar mais poder a nossa imersão a música se mostra uma das mais eficazes. Quando ouvimos alguma canção ou melodia, nosso cérebro tende a procurar referências iconográficas para dar suporte a imaginação, é aí que tudo acontece.

Uma sequência de músicas bem escolhidas podem agregar emoções aos acontecimentos, isso se mostra presente em filmes como "O Exorcista", aonde foram gravados sons de animais como porcos sendo mortos, que eram misturados a voz da garota possuída. Um estudo presente no livro "Propaganda Subliminar Multimídia" , utilizou o filme "Tubarão" para verificar os pontos que mais causavam medo nas pessoas e verificou-se que a música tema do filme era o ponto alto da sua imersão - o que é, inclusive, dispensável falar por conta da fama que ela atingiu.

O interessante é que a música é um movimento artístico e que surge das necessidades da alma das pessoas, assim como toda arte. Essa expressão é sempre baseada nas referências que temos ao longo de nossa vida e quando o RPG se encaixa em uma delas acontece naturalmente de produzirmos músicas com esse gênero, assim como a banda Blind Guardiam.

Hoje em dia é até fácil fazer uma boa seleção de músicas para nossas aventuras, principalmente se nos basearmos em filmes como "O Gladiador", "Coração Valente", "As Cruzadas" e "O Senhor dos anéis" (isso em aventuras medievais). Suas trilhas sonoras são sempre bem produzidas e podem ser utilizadas nos jogos, o que vai fazer a diferença mesmo é ter sensibilidade para saber qual música pode se adequar ao roteiro que você escreveu. Nós temos a capacidade de sentir a idéia da música sem precisar dos outros sentidos e esse fator é outro ponto forte para imersão dos players, mas também significa que a música errada pode causar sensações diferentes da que você escolheu.
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