rpgvale
1599924783602205
Loading...

A Dramatização no ensino

O simples conhecimento Iivresco, que tanto assusta os alunos e frustra professores, dificilmente encontra uma morada longa nos estudantes ap...

O simples conhecimento Iivresco, que tanto assusta os alunos e frustra professores, dificilmente encontra uma morada longa nos estudantes após a realização das provas. O aluno não conhece uma maneira que o faça lembrar por muito tempo de assuntos que não Ihe foram úteis, ou que não possam ser vivenciados.
Uma criança é advertida por diversas vezes a não mexer no fogo. E o que acaba acontecendo? A criança mexe no fogo, queima a mão, e só então aprende a não mais mexer mais no fogo. Por que, em alguns instantes, ela aprende o que se Ievou muito tempo tentando explicar?
O simples conhecimento Iivresco, que tanto assusta os alunos e frustra professores, dificilmente encontra uma morada longa nos estudantes após a realização das provas. O aluno não conhece uma maneira que o faça lembrar por muito tempo de assuntos que não Ihe foram úteis, ou que não possam ser vivenciados.

Este é o principio da dramatização no ensino: o de causar uma impressão no estudante. Através de variadas técnicas de expressão e abordagem, torna-se possível fazer o aluno vivenciar os assuntos que Ihe estão sendo propostos, independente da área que se queira trabalhar. Assim, a visualização do assunto e o próprio assunto são incorporados ao mesmo tempo, e isso desencadeia, a principio, duas vantagens: a incorporação do método de reflexão, de imaginação, e a apreensão do assunto em si. Desta forma, o aluno saberá onde utilizar e de que maneira comportar-se quando, em sua vida, Ihe for necessário tal conhecimento.

O fracasso dos estudantes no vestibular deve-se também, entre outros motivos, à falta de poder imaginativo dos alunos, pois as perguntas nas provas de vestibular muitas vezes são dramatizadas, e o aluno, que poucas oportunidades teve de estudar através deste método, mal consegue entender a questão. Além disso, o sucesso do método dos cursos pré-vestibular prova isso: professores que dramatizam as situações, que não têm medo de serem verdadeiros artistas em sala de aula. Além disso, o uso de recursos de mnemônica (estudo de métodos de memorização), para a lembrança e fixação de certas fórmulas em ciências exatas, ou algumas regras nas ciências humanas, desperta um grande poderio imaginativo no aluno, que se torna
capaz de situar-se dentro do assunto.

Obviamente, a dramatização não é uma estratégia definitiva, mas pode ser, de fato, um poderoso recurso nas mãos de um professor que saiba fazer bom uso dela. E ao elo entre a teoria e a prática, onde avaliaremos de vez se a processo ensino-aprendizagem vem se dando de forma integral, ou apenas até a fim do bimestre.
Dessa forma, se é preciso incitar a imaginação do aluno para se obter uma educação que realmente transforme, faz-se necessária a clareza quanto ao conceito de Sociodrama Didático, que é o método de ação relativo a ações intergrupais que visa o apreensão de algum conhecimento. A partir do sociodrama, podemos utilizar técnicas variadas, como o Psicodrama (baseado na dramatização espontânea), o Role-Playing (interpretação de papeis), utilização de objetos, recursos audio-visuais, dinâmicas de grupo, enfim.
O importante, contudo, é trazer o espírito do aluno para dentro da sala de aula, e chamá-lo a um passeio agradável e útil pela matéria, e não a um calhamaço de folhas onde se encontra a matéria de maneira confusa. E a professor pode fazer isso em qualquer disciplina.

Assim, a dramatização transcende a ingênua idéia de que é apenas um sinônimo de teatro. É também um recurso que desenvolve as referências metodológicas no aluno, que compreende a matéria e sua reIação com a vida. Embora seja uma técnica que ainda tenha de enfrentar um certo preconceito, torna-se inegável seu valor didático quando bem trabalhada que, aliada a técnicas mnemônicas, pode ser capaz de deixar conhecimentos inesquecíveis em nossos alunos, que como a nossa criança que não mais mexeu no fogo, aprenderam profundamente o tema, pois este Ihes causou uma impressão.

Matéria de Marcelo Pelissioli disponível em (clique aqui)
Rpg 8096688023363875114

Postar um comentário

Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos