rpgvale
1599924783602205
Loading...

Além de uma simples Ficção Científica #Parte 1

Quando reunimos um grupo para novas campanhas, geralmente, nem perguntamos que estilo de campanha vai rolar: Fantasia medieval, a primeira e...

Quando reunimos um grupo para novas campanhas, geralmente, nem perguntamos que estilo de campanha vai rolar: Fantasia medieval, a primeira escolha de muitos rpgistas.

A grande parte de nós (pelo menos que eu conheço) são realmente adeptos a qualquer tipo de fantasia, sendo baixa ou alta. Está em todos lugares e até cenários de terror tem espaço para ela, mas não só de Dragões e Hobbits se faz um mundo e existem gêneros bem interessantes para se explorar. A Ficção Científica ou Sci-Fi é um deles e muito rico, cheio de descobertas fabulosas que vamos começar a desvendar nesta série do Blog RPG Vale.


Nossa idéia é, realmente, mostrar o quanto um mestre pode extrair da Ficção para sua aventura e para isso vamos começar com alguns conceito bem práticos:

O conceito de ficção científica surgiu por volta do século XIX, embora seus precursores tenham surgido muito antes no século II e após isso no séc X. O que definiu mesmo a Ficção como ela é hoje foi realmente o avanço da ciência. Anteriormente as histórias não tinham comprometimento em explicar os acontecimentos com detalhes científicos, mesmo que não muito convincentes.
As pessoas viajavam e surgiam em planetas obscuros com monstros de todas as formas e enfrentavam perigos do outro lado de galáxias mirabolantes e bem habitadas.

A partir da Segunda Guerra Mundial, parece que a busca por conhecimento de todos na época, aliadas ao medo do que a batalha poderiam causar ao mundo fizeram crescer a sede pela ficção científica. Neste período vários livros se tornaram Best sellers e a psicologia e sociologia começou a ser agregada das diversas maneiras em obras de FC.

Não é raridade encontrar em algumas obras de ficção "premonições" do mundo atual. Um dos seus maiores autores, Isaac Asimov, por exemplo, escrevia sobre robôs, viagens a Marte e a lua muito antes delas acontecerem. Inclusive as três leis primordiais da robôtica são dele, as mesmas que a gente encontra no sistema 3d&T como desvantagens ("Leis de Asimov").
Aliás falando de Asimov, na semana que vem a gente volta com a segunda parte desta matéria: Os maiores autores da Ficção Científica. Enquanto isso vamos ficar com um vídeo muito foda do Isaac expondo sua visão sobre como a internet poderia revolucionar a educação - isso em 1988.

SCIFI 5654404322292344393

Postar um comentário

Página inicial item

Entre pra Guilda

Mais lidos da semana

Receba nossos corvos