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Game Design - Os principais elementos de um jogo

Quem pretende se aventurar entre os caminhos difíceis de um "Game Design" precisa conhecer muito bem a estrutura de um jogo e con...


Quem pretende se aventurar entre os caminhos difíceis de um "Game Design" precisa conhecer muito bem a estrutura de um jogo e conhecer os elementos principais de para o seu sucesso. Por isso vamos disponibilizar aqui no blog parte do trabalho de conclusão de curso de publicidade e propaganda da @dani_olive e @leblck. Vamos lá.




Gameplay/jogabilidade
Este termo diz respeito à experiência que o jogador tem com o jogo, abrangendo os cenários, desafios, mecânica e a plataforma aonde o jogo acontece. É o ponto principal para um advergame, pois pode estar associado também a experiência de marca que o jogo pode ou não transmitir.

Mecânica do Jogo
Quando falamos de uma mecânica, estamos explorando o funcionamento do game, ou seja, como ele acontece, como os jogadores se movimentam, para onde, quais outras ações eles podem efetuar e há que momento do jogo eles podem efetuar ações. Também contamos com os oponentes e desafios. Tudo isso planejado de maneira bem minuciosa para que as possíveis lacunas não afetem a jogabilidade.

Storytelling
Esta parte do game tem a ver com sua história e roteiro, mas isso depende da profundidade da mensagem publicitária. Muitos games executam sua função muito bem sem histórias elaboradas por trás como é o caso do game da Honda City desenvolvido pela Webcore Games ou também o premiado Weather do Greenpeace. Entretanto, quando observamos a indpustria de jogos eletrônicos percebemos roteiros superproduzidos e histórias fantásticas que quase sempre acabam virando filmes. Como é o caso de Hitman, Silent Hill, Max PayneSegundo César da WebCore Games isso pode depender da estratégia de comunicação adotada pela empresa.

Imersão
A imersão é o poder de colocar o jogador em uma outra realidade e fazer ele experimentar histórias e acontecimentos fantásticos. Todos elementos citados acima ajudam a construir um ambiente imersivo. Quando temos uma boa mecânica, um roteiro bem elaborado e um visual interessante para o game a imersão acontece naturalmente e o player pode ficar horas interagindo com a sua história.

Um ponto a se relevar é que os games causam nas pessoas o efeito de catarse. Segundo Vince, a catarse é a purificação que acontece quando o indivíduo experimenta situações que não viveria normalmente em sua vida. Tendo todos sentimentos de medo, emoção, perigo e diversão, mas sob a segurança de poder parar a qualquer momento apertando o pause.

Segundo o site Webinsider a imersão dos games é equivalente à do cinema.
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