Devendando mitos - A Lenda de Andrômeda


Na mitologia grega Andrômeda era a filha dos reis da Etiópia, Cefeu e Cassiopéia. O reino tinha caído em desgraça porque Cassiopéia tinha-se vangloriado de que era mais bela do que as Nereidas, as cinco filhas do deus Nereu e Dóris.
As Nereidas eram virgens, de cabelo dourado, que viviam com o pai, no submundo aquático, e que eram vistas quando o mar estava calmo, a brincarem com os Tristões na crista das ondas. Estas pediram a Poseidon que as vingasse pela injúria feita por Cassiopéia.
Para punir a rainha, Poseidon, irmão de Zeus e deus do mar, enviou um monstro marinho, Cetus, para atacar a costa da Etiópia e o reino.

 O rei desesperado consultou o Ammon, o oráculo de Zeus, para saber o que fazer e este lhe revelou que não haveria paz enquanto o rei não sacrificasse sua filha virgem Andrômeda ao monstro.






Não vendo outra alternativa de salvar seu reino, o rei decidiu sacrificar Andrômeda, a qual foi acorrentada em um rochedo para que fosse devorada pelo monstro.

Perseu, um herói que vinha de inúmeras batalhas, após ter assassinado a górgona Medusa, viu Andrômeda acorrentada e apaixonou-se por ela. Montado sobre Pégaso, o cavalo alado, ele mostrou a cabeça de Medusa ao monstro que imediatamente se transformou em pedra, após libertar Andrômeda casou-se com ela.
Perseu e Andrômeda tiveram seis filhos e foram felizes até que ela elevou-se ao céu como constelação, brilhando para sempre.

Cassiopéia também foi transformada em estrelas, mas foi castigada pelas ninfas que não tinham esquecido a ofensa, pedindo para que ela fosse colocada no céu perto do pólo, assim toda noite, como forma de humilhação, Cassiopéia abaixa a cabeça, e suas estrelas pouco brilharão.



Andrômeda também é o nome de uma galáxia em espiral, muito parecida com a Via Láctea. Assume a forma de um redemoinho com duzentos bilhões de estrelas, poeiras e gases. Vê-se a olho nú, perante um céu escuro e é um dos objetos mais distantes visíveis sem a ajuda óptica, encontrando-se a cerca de 2,2 milhões de anos luz de distância.
Para os fãs de anime é fácil lembrar do nome “Andrômeda”, relacionado a um dos personagens principais da série “Os Cavaleiros dos Zodíaco”, Shun, criado por Masami Kurumada.
Share on Google Plus

About Ale Santos

Storyteller, escritor de SCIFI,  Dark Fantasy e Designer de Narrativas para Board Games.  Um dos autores da Storytellers Brand'nFiction.  Editor do premiado blog RPG Vale, conhecido como @O_RPGista 
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 disqus:

Postar um comentário